Blog

Queremos que saiba tudo o que faz bem a sua vida. Dividiremos, neste espaço, cuidados com o seu bem-estar e dicas sobre qualidade de vida.
salute-care-teste-do-pezinho-blog.jpg

novembro 30, 2021 Uncategorized0

A triagem neonatal, mais conhecida popularmente como teste do pezinho, foi instaurada no Brasil na década de 70, com o objetivo de identificar duas doenças: o hipotireodismo e a fenilcetonúria.

No ano de 1992, o exame se tornou obrigatório em todo o país, por meio de Lei Federal. Com o passar dos anos, os objetivos do exame mudaram, e hoje o principal deles é atender a todos os recém-nascidos em território brasileiro, permitindo a identificação de mais de 30 doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

salute-care-tdah-tda-e-dislexia-blog.png

novembro 16, 2021 PediatraPsicologia0

Você certamente já ouviu falar em TDAH, déficit de atenção ou dislexia, não é mesmo? Esses são assuntos que têm sido muito falados e que acontecem tanto em crianças e adolescentes, quanto na fase adulta.

Essas três condições apresentam sintomas muito semelhantes, no entanto, têm suas diferenças. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo de blog para te ajudar.

Boa leitura!

Salute-Care-Dermatite-em-bebes-BLOG.jpg

outubro 21, 2021 Pediatra0

Pele seca, descamação e vermelhidão. Esses são alguns dos principais sintomas da dermatite atópica, uma doença inflamatória crônica que pode acontecer em qualquer idade, porém, é predominante em bebês e crianças.

Se você percebeu “casquinhas” ou feridas na pele do seu filho ou que ele vive se coçando frequentemente, pode se tratar de dermatite atópica. Nesse caso, é importante buscar ajuda médica de um profissional pediatra. Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento multidisciplinar, com um dermatologista.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto e seus principais sintomas, causas e tratamento!

Salute-Care-Psiquiatra-saiba-procurar-BLOG.jpg

outubro 18, 2021 Psiquiatria0

Sempre que notamos algum sintoma ou sinal associado a problemas físicos costumamos buscar ajuda médica a fim de saber qual a causa do problema. No entanto, quando o assunto é saúde mental ainda há uma certa resistência em buscar a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.

A nossa saúde mental é tão fundamental quanto a nossa saúde física, afinal, ambas também estão conectadas, podendo um problema psicológico somatizar em algum sintoma físico, ou o contrário também, algum distúrbio físico, desencadear sintomas na nossa saúde mental.

Dessa forma, é essencial buscarmos ajuda profissional a fim de viver com mais qualidade de vida e para receber o devido diagnóstico e tratamento para um possível problema.

Saiba qual é o momento certo de procurar esse profissional no texto que preparamos. Boa leitura!

quando-procurar-um-pediatra-salute-care--1200x469.jpg

setembro 14, 2021 Pediatra0

O pediatra é o profissional responsável por cuidar da saúde de bebês, crianças e adolescentes. Além de ajudar no desenvolvimento da criança, este profissional auxilia com questões relacionadas à rotina, como: alimentação, sono, amamentação e vacinas.

Alguns pais e mães de primeira viagem, ainda na fase de gestação, podem ter dúvidas sobre qual é o momento certo de levar o filho até um pediatra. Portanto, é essencial escolher um médico de confiança.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas dicas e orientações sobre como escolher o profissional mais adequado e qual o momento certo de procurá-lo. Acompanhe!

s_ndrome_de_borderline_o_que_e_como_identificar_clinica_salute_care_blog.jpg

agosto 19, 2021 PsicologiaPsiquiatria0

Emoções instáveis, humor oscilante e um intenso medo de ser abandonado. Essas são algumas das características que definem a síndrome de borderline, também conhecida como transtorno de personalidade borderline (TPB).

Essas características ocasionadas pela síndrome acabam por resultar em ações impulsivas e relacionamentos instáveis. Uma pessoa com borderline também pode passar por episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade, que podem durar de horas a dias.

Pessoas com a síndrome de borderline também apresentam uma maior tendência a ter outros transtornos psicológicos, como ansiedade, distúrbios alimentares ou pensamentos suicidas.

Acompanhe o texto e saiba quais são os sintomas, causas e tratamento para esse transtorno.

ins_nia_causas_e_tratamento_clinica_salute_care_blog.jpg

agosto 12, 2021 Psicologia0

Você vira de um lado para o outro, pela sua mente se passam mil assuntos diferentes, e de repente, quando você percebe, aquele sono que você sentiu o dia todo sumiu na hora de encostar a cabeça no travesseiro. Essa situação parece familiar para você? Se você respondeu “sim” a essa pergunta, você faz parte do grupo de 73 milhões de brasileiros que sofrem de insônia, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS).

Se você quer saber mais sobre o assunto e as possíveis causas e soluções para esse problema, acompanhe o texto!

transtorno_opostivo_desafiador_entenda_o_que_e_clinica_salute_care_blog.png

julho 19, 2021 Psicologia0

Agressividade, teimosia extrema e comportamentos vingativos no convívio social com familiares ou figuras de autoridade. Se você consegue perceber esse tipo de comportamento em seu filho ou em alguma criança próxima, é importante ficar atento. Esses podem ser alguns sinais do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).

Muitos pais e adultos podem encarar esse comportamento apenas como uma fase, “birra” da criança ou até mesmo como algo da sua personalidade. Por isso, é muito importante conhecer o transtorno e saber quais são as principais causas e sintomas.

Acompanhe o texto e saiba mais sobre esse transtorno que predomina em crianças.

fobia_social_conheca_os_sintomas_clinica_salute_care_blog.png

julho 12, 2021 Psicologia0

Insegurança ao falar em público, fazer novas amizades, iniciar em um novo emprego ou mudar-se de cidade. Essas são algumas situações do dia a dia que podem nos deixar mais apreensivos ou ansiosos, o que é super normal, principalmente quando estamos falando de algo novo ou desconhecido. Mas e quando essa ansiedade toma conta, a ponto de nos paralisar e nos impedir de realizar determinadas atividades? Pode se tratar de um caso de fobia social.

Acompanhe o texto e conheça os principais sintomas e causas desse transtorno.

depressao_infantil_clinica_salute_care_blog-1.jpg

junho 27, 2021 Psicologia0

É muito comum ouvir falar em jovens e adultos com depressão, principalmente em decorrência de diversas responsabilidades, afazeres, inseguranças pessoais e sociais. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a depressão infantil também pode ocorrer e é possível de ser identificada através de alguns sinais.

A manifestação da depressão na infância nem sempre é fácil de identificar. Devido ao fato de a criança estar em desenvolvimento, os pais podem deixar algumas atitudes dos filhos passarem despercebidas e as entendendo como parte desse processo. Além disso, a princípio, algumas crianças costumam se manter em silêncio sobre os seus sentimentos, devido ao fato de não possuírem o mesmo entendimento que um adulto têm sobre suas emoções.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão acomete cerca de 0,2 a 8% das crianças em todo o mundo. Por isso, antes de tudo, é muito importante que os pais, responsáveis, professores e pessoas do convívio social da criança estejam atentos ao comportamento da criança.

Acompanhe o conteúdo que preparamos e conheça os sintomas da depressão infantil.

Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.