Psiquiatra: saiba quando procurar este profissional

outubro 18, 2021 0
Salute-Care-Psiquiatra-saiba-procurar-BLOG.jpg

Sempre que notamos algum sintoma ou sinal associado a problemas físicos costumamos buscar ajuda médica a fim de saber qual a causa do problema. No entanto, quando o assunto é saúde mental ainda há uma certa resistência em buscar a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.

A nossa saúde mental é tão fundamental quanto a nossa saúde física, afinal, ambas também estão conectadas, podendo um problema psicológico somatizar em algum sintoma físico, ou o contrário também, algum distúrbio físico, desencadear sintomas na nossa saúde mental.

Dessa forma, é essencial buscarmos ajuda profissional a fim de viver com mais qualidade de vida e para receber o devido diagnóstico e tratamento para um possível problema.

Saiba qual é o momento certo de procurar esse profissional no texto que preparamos. Boa leitura!

Qual o papel do psiquiatra?

O psiquiatra é o profissional graduado em medicina, com residência em psiquiatria. Além de investigar e analisar todas as questões relacionadas à saúde mental, esse profissional também auxilia com o tratamento de transtornos mentais e emocionais, através da prescrição de medicamentos específicos para cada paciente.

Vale ressaltar que apenas esse profissional está habilitado e autorizado a prescrever medicações para tratamentos de ordem psicológica. Normalmente, esse profissional conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde a fim de obter um atendimento amplo e melhores resultados ao paciente.

Qual a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, esses dois profissionais atuam no diagnóstico e tratamento de questões ligadas à saúde mental.

A primeira diferença é na graduação. Enquanto o psiquiatra precisa obrigatoriamente se graduar em medicina, para em seguida, se especializar na psiquiatria, o psicólogo realiza a faculdade de psicologia, e já está apto ao mercado de trabalho.

Outra diferença é que apenas os psiquiatras podem prescrever medicamentos. Por isso, muitas vezes ambos atuam em conjunto, sendo que o psicólogo muitas vezes encaminha um paciente para o psiquiatra, para o mesmo receber um tratamento medicamentoso.

5 motivos para procurar um psiquiatra

Não há regras que indiquem o momento ideal de procurar um psiquiatra, no entanto, há alguns sinais de alerta de quando algo não vai bem. Seja através de nossas emoções, sentimentos ou comportamentos, é importante observar a si mesmo, para saber o momento mais apropriado de buscar ajuda profissional.

Confira a seguir 5 motivos para contar com o apoio deste profissional.

1- Depressão

A depressão é um distúrbio que causa sintomas, como:

  • apatia;
  • tristeza intensa;
  • perda de interesse pelas atividades as quais gostava e hobbies;
  • desânimo e desmotivação;
  • insônia.

Em alguns casos, é necessário a intervenção medicamentosa no tratamento para a depressão para que o paciente consiga realizar os seus afazeres diários e tenha a depressão sob controle.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão.

2- Ansiedade

A ansiedade é o transtorno mais predominante nos brasileiros, principalmente desde o início da pandemia. Os dados são do Ministério da Saúde.

A ansiedade reúne sintomas físicos e comportamentais, tais como:

  • taquicardia;
  • falta de ar;
  • insônia;
  • inquietação
  • preocupação excessiva;
  • medo persistente;
  • sudorese.

Os sintomas podem variar de acordo com cada paciente, porém, se não devidamente tratada, a ansiedade pode prejudicar as relações interpessoais e o dia a dia.

3- Transtorno bipolar

O termo “bipolar” passou a ser utilizado de maneira banalizada em algumas situações. No entanto, o transtorno bipolar existe e necessita de tratamento e um diagnóstico profissional assim como qualquer tipo de transtorno ou doença.

A principal característica é a mudança constante de humor, dividida em duas fases do transtorno: a fase de mania, na qual o paciente se sente animado e eufórico, e a fase depressiva.

Por se tratar de um transtorno crônico, é fundamental que o paciente esteja em constante acompanhamento profissional.

4- Vícios

Alcoolismo, tabagismo, vício em drogas e em jogos, são alguns exemplos de vícios os quais podem ser tratados através da psicoterapia.

Muitas vezes o abuso de determinadas substâncias pode indicar uma espécie de “fuga” emocional ou para aliviar sintomas da ansiedade ou depressão. Portanto, contar com a ajuda de um psiquiatra, pode ajudar.

5- Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar normalmente está relacionada a ansiedade ou a demais fatores emocionais, fazendo com que a pessoa desconte na comida. Normalmente, a compulsão alimentar é composta por um ciclo, onde a pessoa come exageradamente e depois sente uma enorme culpa ou remorso, causando assim, frustração.

Portanto, o psiquiatra pode atuar em conjunto com um nutricionista ou psicólogo, a fim de auxiliar o paciente.

Dessa forma, há qualquer sinal de sintomas relacionados à ansiedade, depressão ou demais transtornos mentais e mudanças de comportamento, procurar um psiquiatra pode fazer toda a diferença e te ajudar a viver com mais bem-estar e qualidade de vida.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat