Crianças com atraso na fala: quando buscar ajuda?

abril 25, 2021 0
criancas_com_atraso_na_fala_blog_post_salute_care.png

Desde o seu nascimento, a criança desenvolve a comunicação através de gestos, olhares e expressões faciais. A capacidade de perceber entonações, diferentes tipos de voz e movimentos corporais, são parte do processo de desenvolvimento comunicativo e da linguagem.

A linguagem é uma etapa fundamental no desenvolvimento infantil. Cada criança tem a sua particularidade e o seu tempo de se desenvolver, mas quando a demora leva mais tempo que o esperado, pode ser que haja um problema. Crianças com atraso na fala podem apresentar uma maior dificuldade no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, principalmente na idade escolar ou adolescência.

Antes de entender mais sobre o assunto, precisamos conhecer a diferença entre fala e linguagem. A linguagem é a troca entre receber e emitir informações. Já a fala, é a maneira de articular os sons em uma palavra, o que inclui a produção vocal e a fluência.

O desenvolvimento da linguagem na criança

O bebê começa a emitir sons a partir de um ano de idade. Já as frases, passam a ser desenvolvidas a partir dos dois anos. Se após esse período, a criança demorar a desenvolver a linguagem, pode ser um caso de atraso na fala. Nesse caso, é importante levar a criança até um pediatra ou fonoaudiólogo, para receber o diagnóstico correto. O depoimento dos pais é fundamental nesse processo.

Conheça as principais causas

Entre as principais causas de atraso na fala estão: problemas de audição, alterações neurológicas e a falta de estímulo verbal dos familiares.

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso excessivo de alguns aparelhos eletrônicos como tablets ou celulares, pode influenciar no desenvolvimento da linguagem.

Quais os sintomas?

São vários os fatores que podem interferir para o atraso na fala da criança. Quanto antes observados, mais cedo diagnosticado e tratado. Confira alguns dos principais sintomas abaixo:

  • Dificuldade auditiva

A audição é um processo fundamental no desenvolvimento da linguagem, pois a criança reproduz os sons e palavras emitidos por pessoas mais velhas.

Há alguns exames que avaliam a audição da criança. Procure um pediatra ou otorrino para auxiliar nesse processo.

  • Dificuldades cognitivas

Se você percebe que a criança apresenta muita dificuldade para prestar atenção ou compreender as coisas, pode ser um sinal de alerta. Também é importante estar atento a alguns comportamentos como a maneira de andar e de brincar com objetos, por exemplo.

  • Falta de estímulos

Sim, a falta de estímulos pode ser um fator crucial para o desenvolvimento da linguagem da criança. É importante que a criança realize diversas atividades. Ler, cantar, brincar ao ar livre e criar histórias imaginárias, são algumas delas.

  • Alimentação

A alimentação pode influenciar no atraso na fala. Crianças que se alimentam mal, comem alimentos muito pastosos ou mastigam pouco durante as refeições, podem apresentar dificuldades no desenvolvimento da linguagem.

  • Apraxia de Fala

A Apraxia de Fala é um distúrbio motor que prejudica a execução dos movimentos da boca, língua, lábios e mandíbula.

A criança tenta, mas não sabe como falar. Elas podem não conseguir falar a maioria dos sons e apresentam dificuldades motoras.

Tratamento

O fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar o atraso na fala das crianças. No entanto, nesse processo, é essencial a participação conjunta de profissionais como pediatras, psicólogos e pedagogos. Dessa forma, fica muito mais fácil perceber alguns comportamentos e ter sucesso no tratamento e desenvolvimento da linguagem da criança.

Como os pais podem ajudar?

O papel dos pais é super importante no desenvolvimento da fala da criança. Estar atento aos sinais e sintomas, e saber acolher e ter empatia também são processos fundamentais. Veja algumas dicas para ajudar no desenvolvimento da linguagem do seu filho.

  • Leia livros e conte histórias;
  • Repita a mesma palavra várias vezes;
  • Ouça músicas;
  • Enfatize palavras novas;
  • Escute-o com atenção;

Dessa forma, o papel dos pais é fundamental para um bom desenvolvimento da linguagem da criança. Esteja atento aos sintomas, e quando necessário, leve o seu filho a um médico especialista.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat