Dermatite atópica em bebês: quais os sintomas e como tratar?

outubro 21, 2021
Salute-Care-Dermatite-em-bebes-BLOG.jpg

Pele seca, descamação e vermelhidão. Esses são alguns dos principais sintomas da dermatite atópica, uma doença inflamatória crônica que pode acontecer em qualquer idade, porém, é predominante em bebês e crianças.

Se você percebeu “casquinhas” ou feridas na pele do seu filho ou que ele vive se coçando frequentemente, pode se tratar de dermatite atópica. Nesse caso, é importante buscar ajuda médica de um profissional pediatra. Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento multidisciplinar, com um dermatologista.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto e seus principais sintomas, causas e tratamento!

O que é a dermatite atópica?

Como já citado anteriormente, a dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica. Normalmente acontece em peles mais secas e pode acometer diferentes partes do corpo, como as mãos, braços ou cotovelos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a condição afeta com maior frequência bebês e crianças cujo os pais têm asma, rinite ou até mesmo dermatite atópica.

Além disso, o próprio bebê ou criança pode ter a condição associada a algum processo alérgico, como conjuntivite alérgica, asma, rinite ou até mesmo alguma alergia alimentar.

Por que a dermatite atópica acontece?

A dermatite atópica ainda não tem uma causa conhecida, porém, os especialistas afirmam que pode estar relacionado a fatores genéticos ou demais condições, como citado anteriormente.

Além disso, fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade também podem agravar os sintomas da dermatite. Quando falamos no caso específico dos bebês, alterações na temperatura, calor excessivo e baixa umidade do ar também podem contribuir para o problema.

Além das coceiras e lesões, é comum que ocorram infecções bacterianas e até mesmo que a qualidade do sono do bebê seja afetada. O grau da dermatite também pode variar, sendo leve, moderado ou grave.

Sintomas da dermatite atópica em bebês

  • Pele seca, rugosa ou com escamações;
  • Placas vermelhas que podem surgir no rosto, pescoço, braços, pernas ou demais regiões do corpo;
  • Comichão e coceiras no corpo;
  • Vermelhidão ou inflamação ao redor da região afetada.

Fatores de risco para a dermatite atópica

Alguns especialistas, afirmam que há alguns fatores que podem piorar a dermatite atópica, além de questões emocionais, tais como:

  • alergia a mofo, pólen ou ácaro;
  • pele seca;
  • exposição à água;
  • fragrâncias ou corantes e substâncias em produtos químicos, como detergente ou sabonete.

Tratamento

O tratamento para a dermatite atópica em bebês consiste no uso de pomadas indicadas pelo pediatra ou dermatologista, a fim de controlar a coceira e reduzir a inflamação da pele.

Também costumam ser indicados hidratantes e inumoladores tópicos. Também é indicado que o bebê tome banhos mornos e utilize sabonetes neutros nas regiões afetadas pela dermatite.

Dermatite atópica em bebês: saiba alguns cuidados

Há alguns hábitos que podem ser adotados para amenizar os sintomas da dermatite atópica em bebês. São eles:

  • hidratar a pele do bebê pelo menos duas vezes por dia;
  • banhos mornos. Seque com cuidado a pele do bebê, de preferência com uma toalha de algodão;
  • amamentar o bebê o máximo possível, conforme orientações do pediatra, a fim de garantir que ele absorva todos os nutrientes e anticorpos necessários para adquirir uma boa imunidade;
  • limpe e areje tapetes, lençóis e cortinas e mantenha as janelas abertas, para evitar ácaros e poeira;
  • evite substâncias muito perfumadas, como roupas, por exemplo;
  • mantenha as unhas do bebê bem cortadas, para evitar arranhões ou machucados nos momentos de coceira, e também para evitar a contaminação de lesões;
  • evitar alimentos que possam causar alergias ao bebê. É importante também conversar com o pediatra a respeito.

Assim, a dermatite atópica em bebês pode acontecer e é fundamental buscar ajuda profissional ao notar sintomas no seu filho(a). O dermatologista e o pediatra são os profissionais indicados para tratar o problema.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

Há 11 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Salute Prime
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 118
Vila Oliveira, CEP 08790-160
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Abrir chat