Fibromialgia: entenda tudo sobre o tratamento fisioterapêutico

dezembro 14, 2020 0
Fibromialgia-SALUTE-CARE-.jpg

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta através de fortes dores difusas e migratórias pelo corpo. As pessoas que sofrem com a condição têm a rotina, qualidade de vida e bem-estar afetados pelo problema.

Além da dor crônica disseminada pelo corpo, a doença também caracteriza-se por sintomas como fadiga, distúrbios do sono e depressão.

Descubra o que é a fibromialgia, suas causas, sintomas, diagnóstico e como o tratamento ideal é feito através da fisioterapia. Boa leitura! 

O que é fibromialgia?

Conhecida também como Síndrome da Dor Generalizada, a fibromialgia é uma doença reumatológica, de caráter crônico, que se caracteriza por dores difusas e migratórias que atingem diversas regiões do corpo. 

O distúrbio acomete cerca de 5% da população mundial, aproximadamente cerca de 250 milhões de pessoas. Mais comum entre as mulheres, não se sabe ao certo a razão para o problema atingir demasiadamente o sexo feminino – a cada dez pacientes, sete a nove são mulheres. 

Geralmente, a condição surge em pessoas entre os 30 e 60 anos, no entanto, existem casos em crianças, adolescentes e pessoas mais velhas.

O que causa a fibromialgia?

Não existe um único fator desencadeante da fibromialgia e suas causas ainda são desconhecidas. Porém, em estudos mais recentes, acredita-se que a condição tem relação com o descontrole da área do cérebro responsável pelo processamento da dor.

Em outras palavras, é como se a pessoa estivesse com o “botão do volume” do sistema nervoso desregulado. Assim, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade descontroladamente.

Outros fatores podem estar associados à fibromialgia:

  • Histórico familiar
  • Doenças autoimunes e infecções graves
  • Traumas físicos ou psicológicos 

Quais são os sintomas?

Os três principais sintomas utilizados para diagnosticar a presença da fibromialgia incluem as dores, em seis de nove regiões padronizadas do corpo, sensação de fadiga constante e alterações do sono. Estima-se que cerca de 95% dos pacientes com fibromialgia têm dificuldade para manter um sono profundo.

Além disso, é comum que os pacientes apresentem picos de ansiedade e depressão, o que acontece em aproximadamente 50% dos casos. 

Outros sintomas que podem surgir são:

  • Alterações de memória
  • Dor de cabeça
  • Sensação de edema
  • Formigamentos ou sensação de “choques”
  • Transtornos digestivos (incluindo diarreias ou obstipações)
  • Vertigem
  • Fraqueza

Como é feito o diagnóstico?

O paciente deve ser avaliado por um médico que deve investigar causas autoimunes, infecciosas, metabólicas e neoplásicas. 

O diagnóstico é feito a partir da descrição dos sinais e sintomas relatados pelo paciente durante a avaliação, exame físico completo e em alguns casos, complementado com exames laboratoriais e de imagem.

Tratamento fisioterapêutico 

O tratamento da fibromialgia consiste em opções terapêuticas que incluem a administração de medicamentos para aliviar a dor e melhorar o sono, acompanhado de programas de exercícios que visam fortalecer a musculatura e a aptidão cardiovascular, técnicas que provocam relaxamento e ajudam no combate da tensão muscular e na implementação de programas educativos que auxiliam o indivíduo a entender e lidar com os sintomas da síndrome.

O tratamento engloba, além da fisioterapia tradicional para o controle da dor e aumento das habilidades funcionais do paciente, as opções de acupuntura, massoterapia, exercícios físicos, dieta e psicoterapia. 

É muito comum que as pessoas que sofrem com a fibromialgia optem por não executar atividades físicas, muitas vezes por medo de que os movimentos piorem os sintomas. 

No entanto, a falta de exercícios físicos favorece a perpetuação da dor, pois os músculos, ligamentos, tendões e ossos não têm a sensibilidade nem o tônus normalizados pelos movimentos adequados de fortalecimento.

Além disso, o sedentarismo pode intensificar sintomas como o desânimo e a fadiga. Apesar de crônica, a fibromialgia é uma condição tratável, fazendo com a pessoa tenha melhora na sua mobilidade, capacidade laboral e consequentemente, qualidade de vida e bem-estar.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

 


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat