Psicoterapia infantil: como funciona e quando é recomendado?

março 19, 2021 0
psicoterapia_infantil_-_salute_care_-_blogpost.jpg

Ser criança é imaginar. É descobrir algo novo todos dias e ter sempre novas perguntas. Essa fase da vida é um momento de muitas transformações e dúvidas. Por isso, é importante termos um cuidado especial quando falamos sobre infância. Cuidar da saúde mental das crianças e observar seus medos e angústias é muito importante para definir as próximas etapas da vida: adolescência e vida adulta. Por isso, a psicoterapia infantil pode ser uma excelente escolha!

A psicoterapia infantil tem como objetivo auxiliar nas emoções das crianças, permitindo que ela entenda a si própria e a sentimentos como ansiedade e frustração, além da possibilidade de ressignificar eventos traumatizantes

O terapeuta auxilia na maneira como cada criança irá lidar com as próprias emoções, além de orientar os pais na comunicação.

Como funcionam as consultas de psicoterapia infantil?

As primeiras sessões costumam ser feitas com os pais ou responsáveis, para que o profissional possa entender a história, trajetória e dinâmica familiar da criança. 

As próximas sessões são apenas com a criança, que pode acontecer através de conversas ou de forma mais lúdica, por meio de brincadeiras e dinâmicas.

Em alguns momentos, os pais podem ser convidados a participar de alguns encontros, para acompanhar o andamento do tratamento.

Quando é indicado levar a criança para fazer psicoterapia?

Muitos pais têm dúvidas de quando devem levar ou não o filho ao psicólogo. Os sinais costumam ser notados quando determinado comportamento da criança se torna muito frequente e acarreta prejuízos tanto para ela, quanto em suas relações interpessoais.

Há alguns sintomas que podem ajudar a identificar essa necessidade. Alguns deles são: irritabilidade, choro excessivo, agressividade, isolamento, dificuldades escolares ou de concentração, demora para falar ou andar.

Conheça 3 métodos que são utilizados na psicoterapia infantil

Como acompanhamos na leitura acima, a psicoterapia infantil costuma utilizar dinâmicas lúdicas. Existem diversos métodos que podem ser utilizados no tratamento com as crianças. Confira alguns deles.

1. Musicoterapia

Com a musicoterapia é possível ativar alguns sentidos e sensações através de sons, ruídos e melodias.

Com esse método, aspectos emocionais, intelectuais e físicos podem ser despertados com uma maior facilidade. Esse tipo de terapia também é muito eficiente para crianças que possuem alguma dificuldade social ou linguística.

2. Ludoterapia

Neste tipo de terapia, jogos e brincadeiras são muito utilizados, fazendo com que a criança tenha bastante interação e também se divirta durante o processo.

De maneira mais subjetiva, o profissional analisa as reações da criança durante o processo. Esta técnica permite que a criança construa sentidos e significados de forma a melhorar o entendimento das emoções e as relações interpessoais.

3. Brincadeiras que exercitam a imaginação

Além de ativar a imaginação, algumas brincadeiras de faz de conta são excelentes para ajudar no desenvolvimento da criatividade. Neste método, a criança pode compartilhar algumas experiências sociais e pessoais, ao mesmo tempo em que cria uma situação imaginária.

Através das brincadeiras, o psicólogo consegue identificar com uma maior facilidade alguns fatores como comunicação e socialização da criança. 

As brincadeiras de faz de conta também trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, pois influencia diretamente nas habilidades intelectuais e sociais da criança. Além disso, é uma excelente aliada na coordenação motora e nas funções fisiológicas.

Principais benefícios

Os benefícios da psicoterapia infantil são inúmeros. Além de influenciar positivamente a criança a expressar as suas emoções desde cedo, ela terá mais facilidade ao lidar com sentimentos comuns do cotidiano, como frustrações e críticas.

Outro ponto positivo é a relação com os pais, que podem ter um diálogo mais aberto e acolhedor com a criança.

Dessa forma, é sempre muito importante prestar atenção no comportamento da criança e ficar alerta a qualquer comportamento persistente que esteja trazendo algum tipo de prejuízo no cotidiano. Não hesite em buscar ajuda quando necessário.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat