Quando procurar por um pediatra?

setembro 14, 2021 0
quando-procurar-um-pediatra-salute-care--1200x469.jpg

O pediatra é o profissional responsável por cuidar da saúde de bebês, crianças e adolescentes. Além de ajudar no desenvolvimento da criança, este profissional auxilia com questões relacionadas à rotina, como: alimentação, sono, amamentação e vacinas.

Alguns pais e mães de primeira viagem, ainda na fase de gestação, podem ter dúvidas sobre qual é o momento certo de levar o filho até um pediatra. Portanto, é essencial escolher um médico de confiança.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas dicas e orientações sobre como escolher o profissional mais adequado e qual o momento certo de procurá-lo. Acompanhe!

Como o pediatra pode ajudar o meu filho?

Além de poder acompanhar o desenvolvimento de um bebê desde o pré-natal até a sua adolescência, o pediatra realiza estudos, tratamentos e diagnósticos relacionados à doenças que podem acometer alguns dos pacientes.

Ir ao pediatra pode auxiliar não apenas no desenvolvimento da criança e diagnosticar possíveis enfermidades, como também pode preveni-las desde cedo. 

Também é importante considerar que esse profissional pode ter mais de uma especialidade médica, como imunologia, nutrologia, cardiologia, entre outras. O que pode ser um fator a ser considerado na hora de escolher o profissional que atenderá seu filho.

Quando levar o meu filho ao pediatra?

O ideal é procurar esse especialista o quanto antes, para que ele possa identificar os primeiros instantes de vida do bebê e assim auxiliar os pais e mães com as orientações mais adequadas. Algumas mães optam por marcar a primeira consulta durante o pré-natal para conhecer o profissional que irá acompanhar o seu filho durante alguns anos.

Portanto, se você deseja receber orientações relacionadas à qualidade do sono, da alimentação, batimentos cardíacos, respiração, dentre outros fatores ligados à saúde do bebê, é recomendado ir até um pediatra para que possa receber cuidados e informações profissionais e de confiança. 

Esse especialista também pode auxiliar em questões relacionadas ao ganho de peso, crescimento, amamentação e teste do pezinho.  

O pediatra também pode ser procurado em casos de sintomas ou sinais de alguma doença ou emergências.

A frequência das consultas irá variar conforme a idade do bebê, criança ou adolescente. No entanto, quando se é bebê, as idas à esse profissional são maiores. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o recomendado é que sejam feitas três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida.

Então, é fundamental conversar com o especialista para que se possa saber qual a frequência mais indicada de acordo com o quadro e idade de cada paciente.

Como funciona a primeira consulta?

Na primeira consulta, o pediatra irá verificar o peso e altura do bebê e fatores ligados à amamentação. O especialista também conversa com a mãe para que ela aponte observações sobre os primeiros dias de vida do bebê e tire dúvidas.

Cólicas, dificuldades no sono ou alimentação ou demais problemas ou sinais percebidos pelos pais devem ser relatados logo na primeira consulta.

Ao chegar no consultório, é fundamental estar com a carteira de vacinação e dados de maternidade, entre os quais incluem: peso, estatura, tipo sanguíneo da mãe e do bebê.

Como escolher um pediatra?

Até aqui você compreendeu como funciona o papel do pediatra e qual o momento certo de procurar esse especialista. Mas e o profissional, quais os critérios que podem auxiliar na escolha?

Como já citado anteriormente, é importante que o profissional já tenha sido escolhido antes do momento do nascimento. E o primeiro passo para essa escolha é buscar referências e indicações com pessoas próximas. Pergunte para amigos ou parentes que já têm filhos, quais os profissionais os quais eles levam os filhos para consultar.

Antes de definir quem será o especialista que atenderá seu filho, também é importante se atentar a sua formação, especialidade e se ele comunica as orientações com clareza. Além disso, questões como a localização do consultório e disponibilidade de agenda do pediatra, podem fazer a diferença no momento de decisão.

No final das contas, o que realmente importa é que você se sinta seguro e confortável com o profissional.

Dessa forma, antes mesmo do nascimento do bebê, é importante já escolher um especialista de confiança para que se possa receber as orientações adequadas.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat