Reumatismo: veja como a fisioterapia auxilia no tratamento

outubro 21, 2020 0
SALUTE-CARE-BLOG-Reumatismo.jpg

Você já sentiu aquela famosa “dor na junta”? Muitas pessoas convivem com ela e acabam não procurando ajuda adequada para investigar a sua causa. As dores nas articulações são um dos principais sintomas de reumatismo e indicam a inflamação dessas estruturas.

Existem centenas de doenças reumáticas que podem acometer crianças, jovens, adultos e idosos. O ideal é buscar tratamento adequado para aliviar as dores e dificuldades de movimentação. 

Você deseja saber como a fisioterapia auxilia no tratamento do reumatismo? Então, siga a leitura e descubra mais sobre os métodos utilizados.

O que é Reumatismo?

O reumatismo é um termo coloquial usado para designar um grupo de mais de 130 doenças que acometem articulações, ossos, tendões e músculos, comumente associadas a alterações do sistema imunológico.

As doenças reumáticas compõem um grande grupo de patologias, como osteoartrite, artrite reumatóide, espondilites e outras, que acometem uma fração significativa da população geral. Segundo Ministério da Saúde, o reumatismo afeta aproximadamente 12 milhões de brasileiros.

É comum pensar que doenças reumáticas são um problema da população idosa. Mas a realidade é que elas podem acometer pessoas de todas as idades.

Quais são os fatores de risco para o reumatismo?

Conhecer os fatores de risco do reumatismo é fundamental para prevenir as doenças e minimizar os seus sintomas. Existem fatores, como ligação a predisposição genética que, infelizmente, não podem ser evitados.

Conheça os principais fatores de riscos:

  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada;
  • Obesidade;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Depressão;
  • Estresse e ansiedade.
  • Fatores genéticos.

É importante ressaltar que as doenças reumatológicas não tem cura, mas é possível tratá-las para melhorar a qualidade de vida da pessoa. 

Quais são os sintomas?

O reumatismo apresenta sintomas claros que podem ser notados pelo próprio paciente, como:

  • Dores nas articulações por mais de seis semanas;
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;
  • Dificuldade para se movimentar  ao despertar;
  • Febre, cansaço e perda de peso;
  • Dores ao esticar os braços;
  • Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos.

É possível prevenir?

Não fumar ou consumir álcool em excesso e combinar uma alimentação rica em fibras e pobre em alimentos ricos em açúcares e gorduras à prática regular de exercícios físicos pode auxiliar na prevenção do reumatismo ou no alívio das dores para quem já possui a doença instalada. 

Caminhadas e alongamentos aumentam a circulação, ajudam a promover o aquecimento das estruturas e mantém flexibilidade adequada das articulações. O ideal é fazer, no mínimo, 150 minutos por semana, distribuídos como agradar.

Como a fisioterapia auxilia no tratamento?

O tratamento por meio da fisioterapia consiste no uso de aparelhos e técnicas para  minimizar as dores e incapacidades decorrentes de disfunções cinesiofuncionais causadas por doenças crônico-degenerativas ou inflamatórias que acometem o sistema musculoesquelético. 

O fisioterapeuta pode trabalhar com exercícios que ajudam a recuperar a mobilidade das juntas e articulações, com a utilização de bolsas de água morna e fria para aliviar as dores, técnicas de terapia manual e atividades que fortaleçam os músculos envolvidos, evitando a progressão da doença e prevenindo a instalação de deformidades decorrentes do reumatismo.

A realização de práticas integrativas, como a acupuntura, também promove excelentes resultados no tratamento para pacientes com doenças reumáticas. 

O método ajuda a fortalecer o sistema imunológico, promover a indução de processos regenerativos e a normalização de funções do organismo, melhora da rigidez e ganhos de função articular, além do alívio das dor.

Quanto antes o problema é diagnosticado, melhores serão as condições de tratamento e controle da doença reumática. Se você está apresentando sintomas, busque um profissional da saúde para te ajudar.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

 


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat