Saúde mental e psiquiatria: conheça os principais mitos

janeiro 28, 2022
salute-care-sa_de-mental-e-psiquiatria-blog.jpg

Quando se fala em saúde mental e psiquiatria, ainda há muitos mitos e desinformação sobre o assunto. Quebrar os tabus relacionados ao tema, é fundamental no processo de conscientização e importância dos cuidados com as nossas emoções.

Indo de encontro a esse objetivo, preparamos este conteúdo de blog esclarecendo alguns dos principais mitos sobre saúde mental e psiquiatria. Boa leitura!

O que é saúde mental?

Apesar de parecer óbvio, é importante reforçar o conceito de saúde mental. Muitas vezes, o termo acaba por ser confundido com “Doença Mental”, sendo que, na realidade, são conceitos diferentes.

A saúde mental está atrelada a uma série de questões que vão além da ausência ou tratamento de doenças mentais. Ela também está relacionada ao nosso bem-estar emocional e como mantê-lo no dia a dia.

Emoções como raiva, ansiedade, tristeza e frustração são normais, mas quando uma ou mais delas encontram-se em excesso, é importante contar com a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. E os brasileiros já têm feito isso!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS, com entrevistados de mais de 30 países, o Brasil lidera o ranking como o país que mais se preocupa com a saúde mental.

O que é a psiquiatria?

A psiquiatria é o campo da medicina responsável por diagnosticar e tratar transtornos mentais e demais problemas emocionais e comportamentais. Diferente do psicólogo, que é o profissional graduado em psicologia, o psiquiatra faz primeiro uma graduação em medicina, para em seguida, se especializar na área da psiquiatria.

Além disso, apenas o psiquiatra pode receitar o uso de medicamentos para tratamentos ligados à saúde mental.

Saúde mental e psiquiatria: 6 mitos sobre o assunto

1. Transtorno mental é sinônimo de loucura

O termo “transtorno mental” ainda acaba por ser pejorativo e carregar uma série de tabus, no entanto, ele não deve ser associado à loucura ou à fraqueza pessoal. Significa apenas que a pessoa tem uma doença psiquiátrica.

2. Só devo ir ao psicólogo ou psiquiatra em casos graves

Quanto antes um problema emocional ou transtorno for identificado, diagnosticado e tratado, maiores as chances de obter uma melhora significativa e obter qualidade de vida. Portanto, não espere os sintomas se agravarem para buscar ajuda profissional.

3. Pessoas com transtorno bipolar não conseguem ter uma vida normal

Quando devidamente tratado com um profissional, é possível sim, conviver com o transtorno bipolar. O transtorno não tem cura, no entanto, com um tratamento efetivo e seguindo as orientações do psicólogo ou psiquiatra, é possível ter qualidade de vida.

4. Não devo falar sobre meu sofrimento pois ninguém irá entender

Muitas vezes por medo do que o outro possa falar ou até mesmo por receio do julgamento, acabamos nos calando, pensando que o outro não irá nos compreender. No entanto, compartilhar seus sentimentos e dores com pessoas da sua confiança, pode fazer toda a diferença.

Vale reforçar que isso não substitui o tratamento com psicólogo ou psiquiatra, porém, pode servir como um grande apoio nos momentos difíceis.

5. O psiquiatra sempre prescreve remédios

Outro mito muito comum é o de que os psiquiatras sempre prescrevem medicamentos. No entanto, isso irá variar conforme a necessidade de cada paciente.

Apesar de receitarem medicamentos durante um tempo específico com o objetivo de auxiliar no bem-estar do paciente, isso não é uma regra.

6. Os remédios irão me viciar

Quando prescrito por um psiquiatra nas doses adequadas, os medicamentos não causam dependência química. Além disso, a medicina evoluiu muito ao longo dos anos, bem como investimentos em medicamentos ainda mais eficientes que não causam vícios ou a sensação de estar “dopado”.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, não deixe que o tabu ou medo de julgamento se tornem maiores que o que você vem sentindo. Conte com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60
Centro CEP: 08730-120
Mogi das Cruzes/SP

Salute Prime
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 118
Vila Oliveira, CEP 08790-160
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat