Teste do pezinho: saiba tudo sobre esse exame

novembro 30, 2021
salute-care-teste-do-pezinho-blog.jpg

A triagem neonatal, mais conhecida popularmente como teste do pezinho, foi instaurada no Brasil na década de 70, com o objetivo de identificar duas doenças: o hipotireodismo e a fenilcetonúria.

No ano de 1992, o exame se tornou obrigatório em todo o país, por meio de Lei Federal. Com o passar dos anos, os objetivos do exame mudaram, e hoje o principal deles é atender a todos os recém-nascidos em território brasileiro, permitindo a identificação de mais de 30 doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

O que é o teste do pezinho?

O teste do pezinho é um exame que consiste na coleta de sangue pelo calcanhar do bebê. É essencial no diagnóstico de diversas doenças, como:

• hipotireoidismo congênito; (quando a glândula da tireoide do recém-nascido não produz a quantidade suficiente de hormônios);
  • fenilcetonúria (uma doença que está relacionada a uma alteração genética rara);
  • hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue e causam alteração na produção de hemoglobina).

Por que realizar o teste do pezinho?

Raramente as doenças citadas acima e que acometem recém-nascidos apresentam sintomas. Se não forem diagnosticadas precocemente, essas doenças podem evoluir para quadros graves de saúde, inclusive deficiência mental irreversível.

Portanto, o teste do pezinho é essencial para o diagnóstico precoce e prevenção de diversas patologias comuns em recém-nascidos. A data indicada para a coleta de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde, é entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido.

Por que a coleta de sangue é feita no pé da criança?

O pé é o local que traz menos riscos à criança, além de ser de fácil vascularização.

8 doenças diagnosticadas através do teste do pezinho

Além das doenças citadas anteriormente, há muitas outras que podem ser identificadas através do teste do pezinho. Veja a seguir quais são.

1. Rubéola

A rubéola é uma infecção viral causada pelo Rubella Virus. Acomete principalmente crianças entre cinco a nove anos de idade. A rubéola congênita acontece quando a mãe transmite o vírus na gravidez, podendo evoluir para deficiência mental, auditiva, doenças cardíacas, entre outros problemas, quando não diagnosticada precocemente.

2. Anemia falciforme

A anemia é uma doença que se caracteriza pela alteração na estrutura da hemoglobina, ocasionando em uma deficiência no transporte de oxigênio, causando prejuízos em órgãos e tecidos.

Cansaço constante, falta de ar, taquicardia, preguiça para brincar e dificuldades de aprendizado são alguns dos principais sintomas de anemia infantil.

3. Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que se caracteriza por problemas respiratórios, gastrointestinais e no pâncreas.

A doença atinge mais de 70 mil pessoas em todo o mundo, sendo a doença genética mais comum na infância.

4. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção que pode ser transmitida durante a gestação. Pode ocasionar em problemas como lesões oculares, microcefalia, entre outros.

5. Doença de Chagas

A Doença de Chagas é uma parasitose que pode ser adquirida na gestação e que causa sintomas, como: febre, anemia, dores musculares, problemas cardíacos e lesões ósseas.

6. Galactosemia

A galactosemia é uma doença metabólica rara, na qual há a dificuldade de digerir a galactase, um tipo de açúcar presente no organismo e que atua na digestão da lactose.

Perda de apetite, vômitos e diarreia são alguns dos principais sintomas da galactosemia em recém-nascidos.

7. Hiperplasia adrenal congênita (HAC)

Se caracteriza como um conjunto de síndromes que causam deficiências enzimáticas nos esteroides adrenais. Pode levar à desidratação aguda.

8. Deficiência de Biotinidase

A deficiência de biotinidase (DB) é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina. Costuma se manifestar a partir da sétima semana de vida, e causa sintomas, como: distúrbios cutâneos e neurológicos, crises epilépticas, alopecia, microcefalia e dermatite eczematoide.

Assim, o teste do pezinho é essencial no diagnóstico precoce de diversas doenças permitindo que a criança viva com qualidade e bem-estar. Não se esqueça de monitorar a saúde do seu filho(a).