Tipos de terapia: saiba qual o mais indicado para você

junho 14, 2021 0
Tipos-de-terapia-Salute-Care.png

Você é mais introvertido ou extrovertido? Quer ir a fundo na raiz dos seus problemas ou apenas tratar alguma situação específica? Essas são algumas perguntas importantes a serem feitas na hora de escolher o tipo de terapia mais indicado para você, pois o que pode funcionar para um determinado paciente, pode não ser o mais indicado para outro.

A busca por terapias têm sido cada vez mais crescente. Seja para buscar um maior equilíbrio emocional e cuidar da saúde mental, ou para ir mais a fundo em questões relacionadas à ansiedade e depressão, por exemplo. 

O fato é que essa procura tem aumentado progressivamente. De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), só no último ano, houve um aumento de 25% nas consultas.

Mas afinal, o que é terapia?

A terapia é uma forma de auxiliar as pessoas a gerenciarem as próprias emoções e a lidar com sentimentos comuns do dia a dia como frustração, expectativas, tristeza ou raiva. Além disso, serve como apoio a uma série de problemas e questões relacionadas à saúde mental e autoconhecimento. A terapia também trabalha no tratamento de:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
  • Anorexia;
  • Transtorno Bipolar;
  • Transtorno Borderline.

Esses são apenas alguns dos transtornos tratados em consultório. Há um leque de questões que podem ser resolvidos, por isso, também há diversos tipos de abordagem. Acompanhe a leitura e conheça mais sobre cada um deles e saiba qual o modelo mais indicado para o seu caso.

Psicanálise

A psicanálise foi criada por Freud. Este modelo de psicoterapia tem como objetivo a análise do inconsciente, portanto, as sessões costumam ser longas e intensas.

O profissional propõe algumas questões relacionadas aos problemas que levaram o paciente ao consultório e permite que ele se abra sobre seus pensamentos e sentimentos. A intenção é fazer com que o paciente tire suas próprias conclusões, compreenda a situação e encontre a melhor forma de lidar com ela. Além disso, as consultas visam chegar à raiz do problema e descobrir a sua essência.

Não há um tempo limite ou específico para este tipo de terapia, isso irá variar de acordo com o histórico e as questões do paciente. Portanto, podem durar anos.

Jungiana

Este modelo de psicoterapia é baseado no método de Carl Jung. Profissionais que seguem esse modelo, costumam se basear em métodos artísticos e em sonhos para realizarem as análises. Portanto, tem uma característica mais lúdica. Também são utilizados símbolos, desenhos e objetos, a fim de criar um cenário imaginário.

O objetivo é auxiliar de maneira aprofundada no autoconhecimento e analisar crenças e traços de personalidade do paciente.

Cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) integra uma das muitas ramificações existentes no ramo comportamental. É indicada para tratar problemas pontuais e específicos, como ansiedade ou compulsão alimentar, por exemplo.

A TCC é um dos tipos mais conhecidos e está associada à forma como interpretamos situações da vida. O terapeuta avalia a forma com a qual o paciente sente ou pensa em situações do dia a dia. O foco também é afastar alguns pensamentos sabotadores e crenças limitantes como “eu não sou bom o suficiente”, “eu nunca vou conseguir”.

O tempo de duração irá variar, dependendo de qual for o problema ou questão a ser tratado, mas normalmente costumam durar de 20 a 30 sessões.

Gestalt

Neste tipo de tratamento, são analisados fatores externos e o meio em que o paciente vive: ambiente, amigos, família, trabalho e como ele se comporta nesse meio. O objetivo é fazer com que o paciente encontre novas maneiras de enfrentar situações que são desafiadoras para ele.

O terapeuta escuta o cliente e analisa seus gestos, tom de voz, postura e expressões, focando assim, no momento presente. A Gestalt é indicada para quem deseja potencializar habilidades e trabalhar traços de personalidade.

Lacaniana

Este método foi criado pelo psicanalista Jacques Lacan, baseado nas obras de Sigmund Freud. Seu principal objetivo é descobrir as principais queixas do paciente e explorar o seu inconsciente. 

Durante as sessões, o paciente é induzido a falar abertamente sobre qualquer assunto que venha a sua mente, sem seguir uma ordem ou critério específico. O profissional busca identificar as manifestações do inconsciente do paciente para poder auxiliá-lo na resolução do problema.

As durações das sessões variam de acordo com a análise pessoal de cada um. Normalmente cada sessão dura de 45 a 50 minutos.

Behaviorista

No método behaviorista, o comportamento humano é o principal ponto a ser considerado. O psicólogo trabalha as queixas e medos dos pacientes de maneira mais direta, auxiliando na mudança de determinados comportamentos do paciente. São aplicados alguns tipos de exercícios para o paciente enfrentar as suas limitações.

Para quem deseja modificar determinados comportamentos ou superar medos e inseguranças, este tipo de terapia é o mais indicado.

Como saber qual tipo de terapia devo escolher?

Às vezes pode ser que aconteça uma falta de afinidade com o modelo de terapia escolhido ou até mesmo com o profissional. Por isso, o mais indicado é marcar uma consulta inicial com o profissional para conhecer o seu trabalho e abordagem. Assim, você terá uma ideia de como irá funcionar e se encaixa em seus objetivos.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar mais algumas sessões para identificar se você realmente se sente confortável. Se sentir bem e confortável para se abrir com o profissional é essencial.

Lembre-se de refletir com atenção sobre cada um dos tipos de abordagem, para que assim, possa fazer a melhor escolha e alcançar os resultados desejados.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

 


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat