Diabetes: alimentos que auxiliam na prevenção da doença

novembro 13, 2020 0
SALUTE-CARE-BLOG-Diabetes.jpg

O diabetes é um problema sério de saúde que pode prejudicar a qualidade de vida de quem convive com a doença. Atualmente, estima-se que há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a condição no Brasil.

Como ainda não há cura para o diabetes, o ideal é prevenir o surgimento da doença. Quer saber como? Então, siga a leitura e veja as dicas que separamos para você!

O que é Diabetes?

O diabetes Mellitus tipo 2 é a forma mais comum da doença na população e a única que é possível prevenir. Já o Diabetes Mellitus tipo 1 é uma condição autoimune, resultante da destruição das células beta de ilhotas pancreáticas em indivíduos geneticamente suscetíveis.

O diabetes tipo 2 ocorre quando o excesso de gordura, principalmente na região da barriga, atrapalha a ação da insulina. 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e que como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Sem a função adequada da insulina, a glicose sobe e assim, surge a doença.

Esse problema geralmente está ligado a nutrição e estilo de vida. Estima-se que 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2.

Como prevenir a gordura abdominal?

Diminua o consumo de açúcar 

O consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar, como balas, biscoitos, refrigerante, sucos artificiais e doces em geral podem fazer com que o pâncreas tenha que aumentar a demanda de produção de insulina, o que consequentemente acaba sobrecarregando o órgão.

Desse modo pode ocorrer a pré-diabetes. Ela é um tipo de alerta do corpo que sinaliza quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de diabetes

É importante destacar que o quadro de pré-diabetes pode ser revertido, porém, estima-se que 50% dos pacientes nesse estágio vão desenvolver a doença e suas complicações.

Neste caso, evite os doces e alimentos com alto teor de açúcar para diminuir os riscos de desencadeamento da doença. 

Opte por alimentos a base de grãos integrais

Você sabia que alguns tipos de carboidratos são rapidamente convertidos em glicose pelo organismo? É o caso de alimentos a base de farinha de trigo branca ou refinada, por exemplo.

Por isso, recomenda-se optar por alimentos feitos com grãos integrais, pois são uma grande fonte de fibras.

Essas fibras, principalmente as solúveis, proporcionam absorção mais lenta do carboidrato em forma de glicose, reduzindo o índice e o pico glicêmico da comida após a refeição, saciando a fome por mais tempo e consequentemente, auxiliando na redução do peso.

Consuma Oleaginosas

O consumo regular de oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, macadâmias e avelãs têm efeitos metabólicos excelentes e ajudam a reduzir o consumo de carboidratos.

Os alimentos auxiliam na melhora do controle do açúcar no sangue (glicemia), na redução do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, aumento do HDL (colesterol bom), redução da pressão arterial e auxílio em manter o peso ideal, reduzindo o risco de obesidade. 

Além disso, as oleaginosas são ricas em gorduras insaturadas, proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e minerais que possuem efeitos antioxidantes, anticancerígenos e anti-inflamatórios.

Pratique exercícios regularmente

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes, uma vez que pessoas que levam esse hábito tendem a ganhar peso e acumular gordura corporal.

Quando praticado de forma regular, alinhada a uma dieta rica em alimentos saudáveis, os exercícios trazem inúmeros benefícios para a saúde. 

É importante ressaltar que qualquer atividade física com fins na prevenção de doenças deve partir de um programa estruturado de treinamento prescrito por um profissional capacitado.

Procure uma modalidade que seja prazerosa e prática para encaixar no dia a dia e com orientação, vá incluindo-a aos poucos na rotina. 

Nestes casos, recomenda-se 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade por semana.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

 


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat