Medo, ansiedade ou fobia: saiba como diferenciar

junho 30, 2022
medo-ansiedade-ou-fobia-salute-care-blog-post.jpg

Desde situações do dia a dia, como apresentar um trabalho na escola ou faculdade até uma mudança de carreira profissional ou cidade. Esses são exemplos de circunstâncias que podem nos deixar ansiosos ou com medo. 

Tudo o que é incerto e novo pode nos causar a famosa sensação de “frio na barriga”. No entanto, quando isso se transforma em um medo constante ou até mesmo paralisador, a ponto de prejudicar suas atividades diárias, é importante ficar alerta. Pode estar relacionado a um quadro de ansiedade ou fobia.

O medo, a ansiedade e a fobia apresentam sintomas muito comuns, podendo ser difícil diferenciá-los. Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar. Acompanhe e saiba mais!

Medo X fobia X ansiedade

O medo acontece quando o nosso corpo entra em estado de alerta, como se fosse lutar ou fugir de alguma situação, fazendo com que ele se prepare para responder a essa ameaça. Neste caso, o medo é gerado por um conhecimento prévio alimentado por fatores externos.

Além disso, há o medo originado devido a algum trauma específico, como andar de carro, após sofrer um acidente, ou medo de um determinado animal, após ser mordido por ele, por exemplo.

Quando o medo é aterrorizante, a ponto de você não realizar determinada atividade, pode tratar-se de um quadro de fobia, o qual pode estar relacionado a acontecimentos, animais ou objetos. A fobia é caracterizada como um tipo de transtorno de ansiedade. Ou seja, quando há um medo intenso a ponto de causar crises de pânico, estamos falando de um caso de fobia.

Como o medo, a ansiedade e a fobia podem afetar o corpo e a mente?

O medo, a fobia e a ansiedade trazem diversos efeitos tanto na saúde física, quanto mental. Devido à alta produção de cortisol, o estresse acaba sendo intensificado no organismo.

Além disso, há um aumento na intensidade dos batimentos cardíacos e na pressão arterial, interferindo diretamente na produção de insulina. Outros sintomas físicos são:

  • Náuseas;
  • Tremores no corpo;
  • Tontura;
  • Dores no peito;
  • Suor excessivo;
  • Enxaqueca.

Tipos de fobia

Há três tipos de fobia segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais): agorafobia (medo de se sentir desamparado em locais públicos), fobias sociais (medo de ser avaliado negativamente em situações sociais), e fobias específicas (medo de uma situação ou objeto). 

Conheça abaixo mais alguns tipos de fobias.

  • Fobia social

Também conhecida como transtorno de ansiedade social, a fobia social é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um medo extremo de ser observado pelos outros, evitando qualquer tipo de interação social”. Normalmente esse medo se manifesta de maneira irracional, fazendo com que a pessoa evite iniciar conversas, ir a eventos sociais ou apresentar um trabalho na faculdade, por exemplo.

  • Aracnofobia

A aracnofobia é caracterizada como o medo excessivo de aranhas e de outros aracnídeos, podendo levar à pessoa a ter crises de pânico só de ver a imagem destes animais.

  • Aerofobia

A aerofobia é o medo de voar de avião. O medo já começa com antecedência, alguns dias antes mesmo da pessoa entrar no avião.

  • Glossofobia

Se caracteriza pelo medo de falar em público, principalmente quando envolve públicos maiores, como na apresentação de um trabalho ou palestra. 

  • Nictofobia

A nictofobia se caracteriza pelo medo do escuro. Essa condição pode causar sensações de insegurança e medo em locais escuros ou de pouca visibilidade. Pode estar relacionado a algum trauma ou acontecimento específico da infância.

Conheça também os principais tipos de ansiedade em – Tipos de ansiedade: saiba quais são.

Tratamento

Quando não devidamente tratada, a fobia e ansiedade podem ter os sintomas agravados e prejudicar ainda mais a qualidade de vida e as relações interpessoais de quem sofre com essas condições.

O tratamento com psicólogo ou psiquiatra são excelentes escolhas, pois assim, é possível compartilhar medos, preocupações, libertar crenças enraizadas, e em alguns casos, fazer o uso de medicamentos.

Para obter bons resultados, procure um profissional qualificado para te apoiar nesse processo. Não hesite em buscar ajuda. Cuide da sua saúde física e mental.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

Há 11 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Salute Prime
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 118
Vila Oliveira, CEP 08790-160
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Abrir chat