Dor no ombro: o que pode ser?

agosto 19, 2020 0
Dores-no-ombro-Clinica-Salute-Care.jpg

A síndrome do ombro doloroso, ou apenas dor no ombro como é conhecida, é uma condição caracterizada por dor e impotência funcional na região.

Essas dores acometem estruturas como articulações, tendões, músculos, ligamentos e bursas, responsáveis pela movimentação e estabilidade do ombro. 

Quer saber mais sobre essa condição e qual o tratamento ideal para alívio das dores? Então siga a leitura!

O que pode ser a dor no ombro?

A dor no ombro pode surgir por inúmeras razões e pode transformar atividades simples do dia a dia, como se vestir, escovar os dentes e pentear os cabelos, em um grande incômodo. 

Geralmente, as dores no ombro estão relacionadas a lesões causadas por repetição de movimentos, muito comum em quem trabalha longas horas no computador ou pratica exercícios físicos, ou pela degeneração dos tecidos que avança conforme a idade.

Em outros casos, os incômodos podem estar associados com inflamação dos tendões e articulações como bursite, tendinite e osteoartrite, um dos tipos mais comuns de artrite que ocorre devido ao desgaste dos tecidos flexíveis nas extremidades dos ossos.

Principais causas 

Os fatores podem variar conforme cada caso, porém, separamos 3 principais tipos de lesões mais comuns na região do ombro para nos aprofundarmos um pouco mais sobre cada uma delas. Confira!

1 – Tendinite

Tendinite é o nome do processo inflamatório de um tendão, parte final do músculo que faz a fixação com os ossos. O tendão serve para transmitir a força da contração muscular necessária para mover um osso.

Nos casos de síndrome do ombro doloroso, pode-se ocorrer a tendinite bicipital, causa mais comum de dor no ombro, podendo atingir todas as faixas etárias tendo maior incidência em idosos. 

Essa condição caracteriza-se pelo envolvimento do tendão da porção longa do bíceps braquial. As lesões podem ser causadas devido à degeneração ou após a ruptura do tendão supra-espinhal.

2 – Bursite (subdeltoidiana ou subacromial)

Bursas são estruturas em forma de bolsa localizadas em duas superfícies móveis. Dentro delas, há uma pequena quantidade de líquido lubrificante que serve para diminuir o impacto entre as duas estruturas que se movem em contato com a outra.

Quando ocorre a inflamação deste tecido mole, chamamos de bursite, problema que causa extremo desconforto ao paciente.

Entre as causas mais comuns da bursite estão: atividade excessiva; movimento de hiperabdução prolongada; fratura do troquiter; irritação por osteófitos; aderência; ruptura do supra-espinhal, infra-espinhal ou porção longa do bíceps e alterações e inflamações no geral.

3 – Osteoartrite

Osteoartrite é uma doença degenerativa que afeta várias articulações, caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas. 

Mais frequente entre as doenças reumatológicas, inicia-se geralmente a partir 40 anos e é mais frequente a partir dos 60 anos. Essa condição tende a se agravar conforme a idade.

Entre as causas mais comuns da osteoartrite estão: artrose primária; artrite reumatoide; osteonecrose (morte de uma parte do osso mais comum em decorrência de trauma ou uso de corticoides); artropatia do manguito rotador (ruptura dos tendões do ombro); sequelas de fraturas ou de cirurgias.

4 – Luxação

Lesão que atinge as articulações que conectam dois ou mais ossos. 

Na maioria dos casos de luxação do ombro, esse trauma ocorre quando a cabeça em forma de esfera do osso do braço, o úmero, solta-se do encaixe arredondado na omoplata (escápula), provocando dor intensa na região.

Como identificar os sintomas?

Os ombros proporcionam flexibilidade para a movimentação livre dos braços, qualquer dor nessa região, causa desconforto e baixa da qualidade de vida de quem está sofrendo com a condição.

Os sintomas acometem os ombros e regiões próximas, como os braços, trapézio e pescoço.

Comumente, o indivíduo começa a sentir dores durante exercícios físicos ou no trabalho e essas manifestações se intensificaram ao deitar-se, levantar os braços ou ao fazer simples tarefas diárias.

Em alguns casos, a dor é descrita como uma sensação que começa nos ombros e irradia até partes o cotovelo. Quando a dor aparece de repente é chamada de aguda, já quando persiste por um tempo, torna-se crônica. Nestes casos, o ideal é procurar tratamento correto.

Tratamento através da Fisioterapia

O tratamento ideal para dores no ombro pode ser feito através da fisioterapia, conforme a condição que atinge a região e as necessidades do paciente. 

De forma acolhedora, utilizando técnicas e recursos terapêuticos, o fisioterapeuta proporciona alívio dos sintomas e tratamento da condição de origem das dores, restabelecendo a função normal do complexo articular da região.

É importante ressaltar que cada caso é único, portanto, os processos de reabilitação são individualizados, ou seja, o tratamento varia de paciente para paciente.

O objetivo final é a resolução do problema e a melhora da qualidade de vida e bem-estar.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Se você se identificou com a leitura ou com os sintomas descritos, procure ajuda de um profissional. Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 /  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855 e agende sua consulta! 

Se preferir, agende pelo nosso site clicando aqui


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat