Estresse: 5 doenças que a condição pode causar

dezembro 7, 2020 0
SALUTE-CARE-BLOG-Estresse.jpg

O estresse é um tipo de defesa natural do corpo que entende estar sob ataque ou ameaça  quando sofremos algum tipo de pressão. Nestas situações, o organismo libera um mix complexo de hormônios como o cortisol, a adrenalina e norepinefrina, que nada mais são do que uma espécie de preparo para uma ação física.

Em altos níveis, esses hormônios podem ser altamentes perigosos para a saúde, favorecendo o surgimento de diversas doenças, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.

Quer entender melhor? Então, siga o texto que preparamos para você e tire suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Conheça as doenças associadas ao estresse

1. Insônia

A insônia é uma condição que se caracteriza pela dificuldade de iniciar ou manter o sono sem interrupções durante a noite, ou seja, a falta de sono reparador. 

O estresse, quando crônico, pode causar ou até mesmo agravar os problemas com o sono, assim, a pessoa que está constantemente estressada fica ainda mais cansada no dia seguinte e acaba acumulando ainda mais estresse, agravando os sintomas de ambas as condições.

Quando não dormimos bem e o nosso sono não é reparador, o corpo acaba sentindo o impacto e pode resultar em problemas graves de saúde, como hipertensão, transtornos alimentares e de transtornos de humor, déficit cognitivo, envelhecimento precoce e imunidade baixa.

Para minimizar os sintomas negativos de ambos os problemas, você pode começar a buscar por atividades relaxantes antes de deitar, por exemplo, tente uma leitura leve, uma música relaxante (existem diversas playlists para ajudar) ou tome um banho morno. 

O ideal é evitar alimentos e bebidas estimulantes à noite, como café, guaraná, chocolate, chá preto e mate. Evitar luzes azuladas no quarto, principalmente antes de tentar dormir (televisão, celular) também é essencial.

2. Depressão

O principal hormônio liberado no organismo durante uma situação estressante é o cortisol. O cortisol em excesso provoca a diminuição de duas importantes substâncias: a serotonina e a dopamina. Ambos são neurotransmissores responsáveis pela melhora do humor, do sono, apetite, entre outros aspectos.

A redução das duas substâncias está fortemente ligada à origem da depressão. A alternativa mais ideal para conter esses problemas é buscar métodos para aliviar o estresse e o tratamento médico psicológico adequado para vencer os sintomas da depressão que podem estar prejudicando o seu bem-estar.

3. Transtornos alimentares

Os distúrbios alimentares podem ser um dos reflexos negativos do estresse. Isso pode acontecer por um conjunto de fatores, como por exemplo, a piora na qualidade do sono e o aumento dos sintomas do estresse no dia seguinte. 

Sendo assim, para buscar algum alívio ou conforto emocional, muitas pessoas acabam desenvolvendo comportamentos alimentares compulsivos.

Além disso, no dia seguinte à noite mal dormida, o nosso metabolismo cai, fazendo com que tenhamos predileção principalmente por alimentos palatáveis como doces e snacks industrializados para compensar de alguma maneira o psicológico abalado.

4. Doenças cardiovasculares

Em situações de estresse o corpo também libera uma substância chamada adrenalina, como vimos acima. Em altas doses, esse hormônio pode contribuir para o aumento da pressão arterial, aceleração da frequência cardíaca e espasmos das artérias cardíacas, podendo provocar um infarto. 

Já o cortisol aumenta o risco de doenças como diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, ambos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas no coração. O hormônio é ainda mais perigoso para quem já sofre com doenças cardiovasculares. 

Além disso, situações estressantes contribuem para o aumento da produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico, e que em grandes quantidades podem se acumular nas paredes das artérias coronárias e diminuir o fluxo sanguíneo, aumentando o riscos de formação de coágulos que provocam o infarto e derrame (AVC).

5. Doenças de pele

O excesso de cortisol liberado no corpo é capaz de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de enfermidades na pele. 

Algumas das doenças mais comuns que podem surgir ou piorar por causa do estresse são a dermatite seborreica, rosácea, desidrose, alopecia areata, psoríase, acne e dermatite atópica.

Podemos ver que o estresse influencia diretamente no surgimento de diversas condições físicas e emocionais, fazendo necessário a busca por alternativas que aliviam os sintomas e os problemas associados.

Tratamento do estresse com acupuntura

O ser humano é composto por corpo, mente e espírito. Quando um desses três elementos está em desarmonia, todo o restante é prejudicado. Neste contexto, a acupuntura trabalha o indivíduo como um todo, em cada um dos seus aspectos.

O tratamento do estresse por meio da Medicina Tradicional Chinesa é feito a partir da estimulação de pontos específicos do corpo que auxiliam o organismo na produção e liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a endorfina.

Além disso, o médico acupunturista também trabalha pontos ligados a produção dos hormônios do estresse, diminuindo a ação dessas substâncias no organismo, auxiliando na redução das doenças associadas aos altos níveis de adrenalina, norepinefrina e cortisol.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat