Ansiedade: como a psicologia pode me ajudar?

janeiro 13, 2021 0
SALUTE-CARE-BLOG-Ansiedade-como-a-psicologia-pode-me-ajudar.jpg

A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo a determinada situação, um mecanismo de sobrevivência para lidar com situações em que entendemos estar em perigo, como um tipo de expectativa em relação ao que está por vir. 

Todos nós já vivenciamos a ansiedade em algum momento da vida, falando em público, antes de uma viagem ou em entrevistas de emprego. Até um certo ponto ela é positiva, já que nos leva a organização prévia e nos impulsiona. Porém, quando ela se torna um problema, os sintomas podem ser intensos e prejudicar a qualidade de vida da pessoa.

Quer entender melhor? Siga o conteúdo que preparamos para você e descubra também como a psicologia pode ajudar no tratamento. Boa leitura!

Qual é a diferença da ansiedade normal e patológica?

Primeiramente, é necessário compreender que existem dois tipos de ansiedade: a normal e a patológica. 

A ansiedade normal é uma reação do ser humano diante de situações simples do dia a dia, como, por exemplo, às vésperas de uma reunião importante no trabalho ou antes de uma prova na escola, sem trazer grandes prejuízos para a saúde psíquica da pessoa.

Já a ansiedade patológica é tratada como um transtorno, caracterizada por um estado de desordem mental que consequentemente prejudica aspectos da vida do indivíduo. 

Assim, a pessoa que sofre com esse distúrbio não consegue ou tem muita dificuldade em realizar tarefas simples do cotidiano, pois está em constante estado de alerta, sentindo como se algo ruim estivesse prestes a ocorrer, mesmo que na maioria das vezes não haja um motivo aparente. 

Um jeito de distinguir a ansiedade normal da patológica é averiguar o tempo da resposta ansiosa, isto é, se está associada a algo que está acontecendo no momento, se é de curta duração ou se traz prejuízos para a sua vida.

Em outras palavras, quando a ansiedade impede atividades como trabalhar, estudar, se relacionar com outras pessoas, viajar, entre outros, pode ser considerada patológica e necessitar de tratamento.

Tipos de ansiedade patológica

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Quem sofre com o transtorno de ansiedade generalizada apresenta um tipo excessivo de preocupação, medo, sentimentos exagerados, muita tensão e até mesmo comportamentos compulsivos e irracionais quando estão diante de uma situação real ou não de perigo.

A pessoa também tende a apresentar preocupação com o julgamento das outras pessoas sobre si.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Neste caso, o TEPT surge após uma experiência traumática que causou grande impacto na vida do indivíduo. Seja após um acidente ou um assalto, por exemplo, esse transtorno de ansiedade se caracteriza por alterações no comportamento que surgem quando a pessoa está diante ou em circunstâncias parecidas àquele evento que a ameaça. 

Alterações no sono, agitação e pensamentos obsessivos são alguns dos sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida. É comum a pessoa evitar falar sobre o assunto por ser, na maioria das vezes, muito doloroso.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Certamente, alguma vez você já ouviu falar em TOC, mas, sabe o que realmente é esse transtorno? 

O transtorno obsessivo compulsivo, famoso TOC, é um distúrbio caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos e excessivos, que levam a pessoa a comportamentos compulsivos e repetitivos. Um exemplo é uma pessoa com medo de germes, que leva a uma compulsão por limpeza e organização.

Caso tudo não esteja conforme o planejado ou esperado, o indivíduo tende a se sentir perturbado e gerar ansiedade.

Fobias específicas

Existem inúmeros tipos de fobia, como: do escuro, de insetos, de ambientes fechados, de sangue, de altura, entre outros. As fobias específicas se caracterizam pelo medo excessivo, repulsa e descontrole emocional diante de algo ou de alguma situação, que leva  sentimentos de grande ansiedade.

Como a psicologia pode ajudar?

Mudar alguns hábitos e inserir uma alimentação mais saudável, atividades físicas, estar em contato com quem amamos, reduzir a carga de trabalho e práticas como meditação e yoga podem aliviar os sintomas da ansiedade

Mas, como a psicologia pode me ajudar? Principalmente por meio da psicoterapia! Através dela será possível identificar quais são os gatilhos emocionais que desencadeiam a ansiedade, ou seja, qual é a causa psíquica que o leva a ter uma crise. 

Isso porque é fundamental entender a raiz do problema para tratá-lo de forma eficiente e adequada, restabelecendo o bem-estar para a vida.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único e nem todos conseguem melhorar apenas com mudanças no estilo de vida e que, independentemente do tipo, a ansiedade precisa ser tratada por um profissional especialista. 

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat