Depressão: conheça os tipos e principais sintomas

janeiro 20, 2021 0
Depressao-conheca-os-tipos-e-principais-sintomas-SALUTE-CARE-BLOG-.jpg

Quando vemos pessoas próximas com depressão, pensamos logo em sentimentos de tristeza, isolamento e desânimo. No entanto, estar deprimido é muito mais do que estar triste.

A depressão pode se manifestar com diversos sintomas e em alguns casos, se evidencia com insônia, perda de apetite e peso, desinteresse, entre outros.

Compreender que existem outras formas da doença e conhecer os sintomas é essencial para identificar a depressão e buscar ajuda médica adequada. 

Entenda mais sobre a depressão

A depressão é um problema sério de saúde e que merece atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 2005 e 2015 os casos aumentaram 18% em todo o mundo, um índice que supera 322 milhões de diagnósticos.  A prevalência é maior entre as mulheres.

Só no Brasil, aproximadamente 6% da população sofre com depressão. Ela pode ser definida como leve, moderada ou grave. A definição dependerá da avaliação da intensidade dos sintomas e de outros fatores relacionados.

Os sinais podem incluir: tristeza, cansaço, perda de apetite e energia, ansiedade, sentimentos de inutilidade, falta de concentração e, em casos mais graves, pensamentos suicidas.

Além de avaliar os sintomas, o psicólogo deve considerar o histórico médico e de vida do paciente. 

Você sabia que existe mais de um tipo de depressão? Os seus sintomas e impacto podem ser diversos e variar de paciente para paciente.

A seguir, listamos os principais tipos de depressão e suas características mais predominantes. Veja!

Depressão pós-parto 

A depressão pós-parto pode aparecer nas primeiras semanas após o nascimento ou até mesmo durante a gestação. Os sintomas incluem tristeza profunda, cansaço e ansiedade, dificultando os cuidados que a mãe precisa ter com o bebê e consigo mesma.

É importante ressaltar que essa ansiedade é muito mais profunda do que a sensação normal de apreensão após o parto, que normalmente desaparece em algumas semanas.

A depressão pós-parto é muito mais comum do que se imagina e não é motivo nenhum de vergonha. O ideal é buscar ajuda especializada.

Depressão psicótica 

Esse tipo pode ser decorrente de uma depressão mais grave e inclui sintomas psicóticos. 

O que isso significa exatamente? Quer dizer que o paciente pode apresentar sintomas como delírios e ouvir ou ver coisas que outros não percebem, como alucinações. 

Esses sintomas psicóticos podem ter “características” depressivas, como delírios de culpa, doenças que de fato não existem, podendo ter também um conteúdo persecutório, no qual o paciente acredita que está sendo atormentado, seguido, enganado, espionado ou ridicularizado, por exemplo.

Transtorno afetivo sazonal

Conhecida como depressão de inverno, esse tipo de depressão costuma se manifestar durante as estações mais frias do ano, quando há menos luz natural, sobretudo em países com o clima temperado, onde os dias sem sol são mais longos.

O transtorno afetivo sazonal costuma se repetir todos os invernos. Os sintomas incluem isolamento social, sono excessivo e ganho de peso.

Distimia 

Podemos classificar a distimia como um tipo de depressão mais leve, de intensidade moderada, porém, ela é uma forma de depressão crônica.

Os sintomas característicos são a tristeza, desânimo, pessimismo, falta de vontade para fazer coisas comuns do dia a dia, falta de energia e concentração.

Por ser mais leve e apresentar sintomas menos graves, algumas pessoas sofrem por longos períodos com a depressão antes de serem diagnosticadas.

Depressão bipolar

Quando falamos em transtorno bipolar, geralmente pensamos em alguém com episódios de mudanças de humor e pensamentos acelerados e megalomaníacos. Porém, existe uma característica da doença que muitas pessoas desconhecem: a depressão.

A depressão bipolar é diferente da depressão comum, porque neste caso o paciente vai de um extremo ao outro num curto intervalo de tempo. Em um momento pode estar eufórico, com um bom humor, fala sobre diversos assuntos e tem vários projetos, mas em poucos dias, entra em um estado depressivo, evita o convívio social e sente dificuldade até mesmo para dormir. 

Como é feito o tratamento?

Existem diversos tratamentos eficazes para a depressão. É importante compreender que somente com a orientação através do profissional de saúde, como o psicólogo e psiquiatra, é possível obter resultados positivos.

Tratamentos como terapia cognitivo-comportamental ou medicamentosos são os mais usados em quadros depressivos. 

Outra opção é a psicoterapia interpessoal, onde por meio de uma abordagem altamente estruturada, o paciente consiga aprender a lidar com as alterações comportamentais em busca do equilíbrio emocional.

Lembre-se: os tratamentos variam de paciente para paciente, quem pode indicar o melhor plano de ação contra a depressão são os especialistas.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Se você se identificou com a leitura ou com os sintomas descritos, procure ajuda de um profissional. Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 /  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855 e agende sua consulta! 

Se preferir, agende pelo nosso site clicando aqui.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat