Abril Azul: mês de conscientização do Autismo

abril 8, 2021 0
abril_azul_-_salute_care_-_blogpost-1.jpg

O mês de abril chama atenção para um tema muito importante a ser discutido: o autismo. A campanha, que carrega como símbolo a cor azul, foi criada no ano de 2007. O principal objetivo é conscientizar e ampliar os conhecimentos a respeito do autismo, além de combater o preconceito e trazer mais relevância ao assunto. O dia 2 de abril foi escolhido pela ONU como o Dia Mundial do Autismo.

O que é o autismo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. 

O Transtorno de Espectro Autista (TEA), pode ser definido como uma condição neurológica responsável por causar dificuldades de comunicação, de linguagem, na interação social e atrasos na fala. 

Causas

Não há nenhuma causa específica comprovada para a doença, mas alguns especialistas acreditam que está ligado ao fator genético, tendo alguns genes responsáveis por causar essa condição.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de um neurologista, psicólogo ou psiquiatra. Por isso, é importante estar atento aos comportamentos da criança, e se necessário, levá-la até um especialista para que seja feito um diagnóstico correto, e assim, iniciar um tratamento desde cedo, tendo maiores chances de obter um resultado satisfatório.

Em alguns casos de autismo de grau leve, pode ocorrer demora no diagnóstico, devido aos sintomas serem muito mais sutis, como timidez ou falta de atenção, por exemplo.

Tratamento

Além da consulta com um neurologista, psicólogo ou psiquiatra, podem ser necessárias consultas com um fonoaudiólogo, devido às dificuldades na fala. Para um tratamento mais eficiente o ideal é contar com o atendimento de uma equipe multidisciplinar.

Principais sintomas do autismo

O autismo é marcado por uma série de sintomas que costumam se manifestar desde a infância, e que podem variar de acordo com o grau do transtorno em cada pessoa. Evitar contato visual, se expressar pouco através de gestos, dificuldade em entender sentimentos, e não atender pelo nome, são alguns deles.

Conheça mais especificamente alguns dos sintomas abaixo.

Dificuldade de interação

Crianças com autismo costumam se isolar com frequência e brincarem sozinhas. É como se estivessem sempre no seu próprio mundo, com suas próprias brincadeiras e comportamentos. A criança pode transparecer estar muito focada ou no mundo da lua.

Além disso, não costumam falar muito e têm dificuldade em perceber vozes ou situações que estão ao seu redor.

Dificuldade na linguagem

Além da dificuldade de interagir, pode surgir a dificuldade de pronunciar determinadas palavras ou letras, podendo apresentar uma fala robotizada ou sem muita entonação.

Repetição de comportamentos

Crianças com autismo tendem a seguir uma série de padrões repetitivos, como brincar sempre nos mesmo horários, comer sempre a mesma comida ou ter sempre os mesmos hábitos dentro de sua rotina.

Graus de autismo

O autismo pode ser dividido em três graus: leve, moderado e alto.

Grau 1 (leve)

Os autistas de grau leve não costumam apresentar problemas na fala ou linguagem. No entanto, há uma grande rigidez com o cumprimento da rotina e seletividade alimentar.

Grau 2 (moderado)

O autismo moderado é marcado por uma maior dificuldades nas habilidades de comunicação e interação social. Pode ser percebido mais facilmente por algumas pessoas.

Grau 3 (alto)

Autistas com grau severo costumam ter a maioria dos sintomas reunidos, como dificuldade de expressão, de comunicação, na linguagem e o padrão repetitivo de comportamentos.

Portanto, é essencial que tenhamos paciência e compreensão com o transtorno. Quanto mais conhecermos sobre, mais fácil fica ter empatia e desmistificar preconceitos a respeito do tema. Além disso, o diagnóstico precoce é essencial para a eficácia de um bom tratamento.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat