Amamentação: entenda a importância

março 21, 2022
amamentacao-entenda-a-importancia-salute-care-blog.png

Além de trazer diversos benefícios para a mãe, a amamentação também é fundamental na saúde do bebê, que recebe os anticorpos necessários na proteção de doenças, diarreias e infecções. Segundo o Ministério da Saúde, o risco de diabetes, obesidade e asma é menor em crianças amamentadas, mesmo após o desmame.

Além disso, a amamentação auxilia no desenvolvimento da face da criança, no desenvolvimento da fala e em uma boa respiração.

Quer saber mais sobre os benefícios e algumas dicas sobre amamentação? Então acompanhe a leitura!

Amamentação: por que o leite materno é tão recomendado?

Além de auxiliar no desenvolvimento da criança e prevenir doenças, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade, prevenindo também, a desnutrição.

Benefícios da amamentação

Até aqui você já acompanhou algumas das principais vantagens da amamentação, mas tem muito mais. Confira a seguir os benefícios para as mães que amamentam e para os bebês:

Para o bebê:

• Previne contra doenças contagiosas;
  • Favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face;
  • Maior contato com a mãe;
  • Minimiza as cólicas e melhora a digestão;
  • Reduz o risco de doenças alérgicas.

Para a mãe:

• Redução do risco de câncer de mama e de ovário;
  • Diminui o sangramento no pós-parto;
  • Acelera a perda de peso;
  • Evita a osteoporose;
  • Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Quando o leite materno deve ser introduzido?

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é de que o bebê deve mamar logo após o nascimento. O leite dos primeiros dias de vida do bebê é conhecido como colostro. O colostro protege contra infecções, sendo considerado a “primeira vacina” do bebê.

Posições para amamentar

Há algumas posições que podem auxiliar no momento da amamentação. Veja a seguir algumas orientações:

• Posição tradicional: sentada, a mãe posiciona o bebê no colo (barriga com barriga);
  • Posição deitada: com o apoio de um travesseiro, o bebê é colocado deitado de lado;
  • Posição invertida: a mãe posiciona os pés em direção à cabeceira do sofá ou cama, segurando o bebê;
  • Posição cavalinho: a mãe apoia a cabeça do bebê com uma mão, e com a outra, posiciona a mama.

Orientações para a amamentação

A amamentação não deve doer e nem machucar o peito. Se está machucando, é importante buscar ajuda médica. Veja a seguir algumas orientações e cuidados na hora de amamentar:

• Até os 6 meses de idade do bebê, dê somente leite materno. Não dê chás, outros leites ou qualquer outro tipo de alimento sem orientação médica;
  • Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda não tem um horário fixo para mamar. Isso vai sendo adquirido com o tempo. Portanto, ele deve mamar no momento que quiser;
  • Evite chupetas, bicos ou mamadeiras. Além do bebê poder rejeitar o bico da mãe, também pode ocasionar em problemas na dentição;
  • Não use medicamento sem a prescrição de um medicamento; Alguns medicamentos podem prejudicar a amamentação;
  • Monitore a sua alimentação e não faça dietas por conta própria;
  • Evite longos períodos de jejum;
  • Evite alimentos com sódio ou muito industrializados (molho shoyo, mostarda, ketchup) e conservas. O excesso de sal pode ocasionar em retenção de líquidos e inchaço;
  • Evite o consumo de bebidas cafeinadas;
  • Dê preferência ao consumo de carnes magras e evite frituras.

Lembre-se de sempre seguir as orientações do pediatra para que assim a amamentação seja feita de maneira correta e seja benéfica tanto para você quanto para o seu bebê.

Gostou das dicas e orientações? Deixe seu comentário!

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 | (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.