Psiquiatra em Mogi das Cruzes: como escolher?

março 7, 2022 0
psiquiatra-em-mogi-das-cruzes-salute-care-blog.jpg

Escolher um bom profissional é fundamental quando o assunto é cuidado com a saúde mental. Antes de iniciar um tratamento, é importante saber algumas informações essenciais que vão te ajudar a escolher o profissional mais adequado. 

Acompanhe este artigo e confira as dicas que preparamos e que vão te ajudar na escolha de um psiquiatra em Mogi das Cruzes. Boa leitura!

5 dicas para escolher um psiquiatra em Mogi das Cruzes

1. Certifique-se que o profissional tem RQE

O Registro de Qualificação do Especialista (RQE) é um título importante, afinal, ele demonstra que o profissional está habilitado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) a exercer uma determinada especialidade médica.

Portanto, busque se certificar de que o profissional tenha o RQE.

2. Busque indicações de profissionais da saúde

Nada melhor do que buscar indicações com quem entende da área, não é mesmo? Profissionais da área da psiquiatria podem auxiliar nesse sentido e ainda tirar dúvidas para te ajudar a acertar na escolha de um bom psiquiatra em Mogi das Cruzes.

3. Procure um profissional atualizado

Essa é uma dica importante para qualquer tipo de profissional, e quando falamos da área da saúde, é ainda mais fundamental, afinal, tanto a saúde física quanto mental, devem ser cuidados prioritários no nosso dia a dia. O mercado está constantemente passando por mudanças e atualizações. Portanto, é importante que o psiquiatra acompanhe o ritmo dessas mudanças.

Além disso, na área da psiquiatria, os diagnósticos se baseiam no DSM (Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais). Com o tempo ele passa por revisões e os critérios podem mudar.

4. Informe-se sobre a disponibilidade e agenda do psiquiatra

O tratamento psiquiátrico exige que as consultas sejam regulares e frequentes. Esse é um ponto-chave no sucesso do tratamento com psiquiatra.

Conforme as consultas avançam, pode ser que aconteçam de forma mais espaçada, mas isso irá variar conforme o quadro do paciente e a orientação do médico psiquiatra.

Assim, é fundamental que a agenda do profissional seja compatível com a sua, principalmente pela periodicidade das consultas.

5. Verifique o custo das consultas

É fundamental se certificar de que o valor das consultas irá se encaixar no seu orçamento, lembrando-se da regularidade necessária ao tratamento.

Além disso, é importante tirar todas as dúvidas e conversar com o profissional a respeito das frequências das consultas e o sistema de retorno. Isso deve ficar claro desde a primeira consulta.

Quando procurar um psiquiatra?

Não há regras que indiquem o momento ideal de procurar um psiquiatra, no entanto, há alguns sinais de alerta de quando algo não vai bem. Seja através de nossas emoções, sentimentos ou comportamentos, é importante observar a si mesmo, para saber o momento mais apropriado de buscar ajuda profissional.

Confira a seguir alguns motivos para contar com o apoio deste profissional:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do Pânico;
  • Transtorno bipolar;
  • Vícios;
  • Transtornos alimentares;
  • Dificuldades para dormir;
  • Mudanças de humor frequentes;
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade);
  • Autismo;
  • Esquizofrenia.

Psicólogo e psiquiatra: como diferenciar?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, esses dois profissionais atuam no diagnóstico e tratamento de questões ligadas à saúde mental.

A primeira diferença é na graduação. Enquanto o psiquiatra precisa obrigatoriamente se graduar em medicina, para em seguida, se especializar na psiquiatria, o psicólogo realiza a faculdade de psicologia, e já está apto ao mercado de trabalho.

Outra diferença é que apenas os psiquiatras podem prescrever medicamentos. Por isso, muitas vezes ambos atuam em conjunto, sendo que o psicólogo muitas vezes encaminha um paciente para o psiquiatra, para o mesmo receber um tratamento medicamentoso.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil acertar na escolha de um psiquiatra em Mogi das Cruzes. Gostou das dicas? Confira este artigo sempre que precisar!

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 | (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60
Centro CEP: 08730-120
Mogi das Cruzes/SP

Salute Prime
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 118
Vila Oliveira, CEP 08790-160
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat