Cirurgia Bariátrica: dicas para a dieta após o procedimento

setembro 21, 2020 0
Cirurgia-Bariatrica-Salute-Care.png

Seja qual for o método utilizado para a cirurgia bariátrica (gastrectomia vertical ou bypass gástrico) os cuidados com a alimentação e uma reeducação alimentar são essenciais nos primeiros meses após o procedimento.

Neste momento, o nutricionista é indicado para garantir uma uma dieta nutritiva e equilibrada. Aliado a outros especialistas, como médicos e psicólogos, o profissional auxilia o paciente a passar pelas mudanças de maneira segura. 

Veja algumas dicas para cuidar da alimentação pós-cirurgia. Boa leitura!

Cuidados com a alimentação após a cirurgia bariátrica

Dieta líquida, pastosa, branda e normal

Durante o pós-operatório da cirurgia bariátrica, existem três tipos de dietas, uma em cada etapa da recuperação. São elas:

  1. Alimentação líquida: constituída de pequenos volumes (cerca de 50 mil por refeição) a cada 30 minutos com o objetivo de adaptação das substâncias, hidratação e repouso gástrico. Recomenda-se alimentos líquidos e coados, iogurtes, gelatina e sopas;
  2. Alimentação pastosa: são incluídos alimentos na consistência de cremes e purês visando manter o repouso gástrico e iniciar substituição para a dieta branda, onde recomenda-se  a mastigação exaustiva, ou seja, mastigar cada garfada exaustivamente. São permitidos legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, papa de arroz, ovo mole e o tempo médio de duração é de 7 a 10 dias;
  3. Dieta branda: a dieta branda serve como uma preparação para a transição até uma dieta normal. Nesta fase o ideal é consumir alimentos bem cozidos para facilitar a mastigação, como legumes, sopas, carnes magras macias ou desfiadas.

Há pacientes que com orientação pulam a última fase e passam para a dieta geral (normal) com evolução gradual dos alimentos para uma consistência normal e nutrição satisfatória. Costuma ocorrer a partir do 1º mês após a cirurgia bariátrica onde a maioria dos alimentos é reinserido na dieta diária.

É importante ressaltar que devem fazer parte da dieta alimentos nutritivos e que tragam satisfação, pois as quantidades ainda continuam reduzidas.

Posso comer frutas?

Inicialmente, você pode ingerir frutas mais moles, sem casca e bagaço, como mamão e banana e preferencialmente, indica-se o consumo junto a uma fonte proteica, como iogurte, leite ou fatia de queijo.

O ideal é consumir cerca de três frutas por dias. Mas atenção! O consumo de frutas não pode substituir uma refeição com proteína. 

Tomar café?

Apesar de líquido, você deve evitar o café, chás e mate nos primeiros três meses após a cirurgia bariátrica. Recomenda-se que após esse período, mediante a avaliação com o nutricionista, verifique a possibilidade de consumo dessas substância.

Posso comer sushi e frutos do mar?

Se você é fã de frutos do mar e sushi, não se preocupe! A ingestão desses alimentos está liberada na fase de alimentos sólidos e é claro, com os cuidados de mastigação necessários até que a recuperação seja completa. 

O recomendado, quando chegar a hora, é evitar os molhos que acompanham esses tipos de alimentos, como shoyu. Além disso, o ideal é consumir moderadamente, principalmente o sushi que tem um grande dose de carboidrato em função do arroz.

Devo consumir proteínas?

A proteína é um nutriente essencial no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Ela vem acompanhada de componentes como ferro, vitamina B12. cálcio e é encarregada pela manutenção da massa magra no corpo, formação de tecidos corporais, enzimas, hormônios e transporte de substâncias pelo sangue.

Quando os níveis de proteínas estão abaixo do normal, o paciente pode perder massa muscular, sofrer de anemia, ter queda de imunidade e cabelo, unhas finas e quebradiças, entre outras consequências negativas. 

Para manter a quantidade ideal de proteínas no organismo, você deve dar preferência às carnes em geral (macias e desfiadas), ovos, leites e derivados, soja, feijão e grão de bico, por exemplo. 

Recomenda-se que, para ser uma refeição ideal, o prato de um paciente bariátrico deve ter pelo menos 50% de proteína magra e mesmo que a mastigação seja um pouco mais difícil, prefira sempre o alimento mais nutricional, ou seja, não troca a proteína por um biscoito.

O que não posso comer?

Não existe nenhum que não possa ser ingerido, o que não pode após a cirurgia é consumir alimentos em quantidade ou que não são apropriados para a fase em que você está. O ideal é seguir a risca as dicas do nutricionista e comer a quantidade prescrita pelo profissional. 

Preciso fazer suplementação nutricional?

A cirurgia bariátrica pode causar inúmeras deficiências nutricionais. As mais comuns são: proteína, ferro, zinco, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B. Por isso, o paciente pode necessitar de dosagens orientadas de polivitamínicos/minerais para prevenir deficiências nutricionais.

Lembre-se: a suplementação alimentar só pode ser feita com acompanhamento de um profissional mediante a avaliação. O ideal é procurar um especialista da sua confiança.

Conte com a Salute Care

Há mais de 9 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma íntegra e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.

 


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 9 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Ipiranga, 1105
Jardim Santista CEP: 08730-000
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat