Tipos de ansiedade: saiba quais são

janeiro 29, 2022 0
salute-care-tipos-de-ansiedade-blog.jpg

Todo mundo já se sentiu apreensivo e ansioso em algum momento da vida. Seja pela espera de uma prova, apresentação de algum projeto ou por algum compromisso importante. Essa é a ansiedade comum do dia a dia que tanto ouvimos falar. Mas você sabia que existem diferentes tipos de ansiedade?

Quando a ansiedade acontece com frequência e em um alto nível de intensidade, capaz de prejudicar as nossas atividades diárias, é importante ligar o alerta. Pode ser que não se trate mais de um estado “normal” de ansiedade, mas sim, o que conhecemos por TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Esse é apenas um exemplo de um dos vários tipos de ansiedade. Para conhecer mais sobre cada um deles, acompanhe este artigo.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. Se caracteriza exclusivamente pela preocupação excessiva em relação a coisas relacionadas à vida ou rotina da pessoa: relações interpessoais, estudo, trabalho, condições de saúde, entre outros.

Essa preocupação excessiva acaba por causar sofrimento e por prejudicar as atividades diárias e qualidade de vida da pessoa. Cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia, palpitação e problemas gastrointestinais são os principais sintomas da TAG.

2. Fobia social

Esse tipo de ansiedade se caracteriza pelo medo e ansiedade exagerados em situações de convívio social, nas quais a pessoa possa se sentir sob avaliação ou julgamento.

A fobia social vai muito além de um medo ou nervosismo em falar em público. Pessoas com esse tipo de ansiedade, se sentem constrangidas e desconfortáveis em situações comuns do dia a dia, como comer, beber ou pedir uma orientação ou informação.

3. Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um dos tipos de ansiedade mais comum. É caracterizado por ataques de pânico e medo espontâneos, repentinos e inesperados. Esses episódios estão relacionados a crises de ansiedade intensas associados a sintomas físicos, como: aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores.

Entre os sintomas comportamentais, pode haver a sensação de medo de morrer ou perda de controle. Um ataque de pânico normalmente dura de 15 a 30 minutos, segundo o Ministério da Saúde.

4. Agorafobia

A agorafobia se caracteriza pelo medo e ansiedade em locais ou situações em que a pessoa não considera seguros. Nesses casos, acontece uma espécie de insegurança que é desproporcional ao perigo que realmente pode acontecer.

Exemplos de locais e situações comuns são: filas de supermercado, transporte público ou locais abertos ou na multidão.

5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é caracterizado pela junção de pensamentos obsessivos com compulsões. Essas obsessões podem se manifestar através de ideias, imagens ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade.

Esses ciclos de compulsão e obsessão, além de causar ansiedade, podem trazer prejuízos à rotina de quem o enfrenta.

6. Estresse pós-traumático

Ao passar por um evento traumático, como um assalto, acidente de trânsito ou a perda de alguém especial, podem ocorrer sintomas de um estresse pós-traumático, o qual é caracterizado como um tipo de transtorno de ansiedade.

Esse transtorno faz com que a pessoa tenha crises de ansiedade ao relembrar a situação que causou o trauma, apresentando sintomas, como: falta de ar, taquicardia, sudorese e sensação de medo constante.

Tratamento para ansiedade

O tratamento para ansiedade deve ser feito com um psicólogo ou psiquiatra. Em alguns casos, o psicólogo pode encaminhar o paciente a um psiquiatra para que ele realize o tratamento através do uso de medicamentos específicos.

A psicoterapia, muito comum no tratamento da ansiedade, auxilia o paciente a ter controle das crises e também a compreender melhor as suas próprias emoções.

Dessa forma, é fundamental prestar atenção aos sintomas e buscar ajuda profissional. Através de um tratamento especializado, é possível conviver com a ansiedade e ter qualidade de vida.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 | (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60
Centro CEP: 08730-120
Mogi das Cruzes/SP

Salute Prime
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 118
Vila Oliveira, CEP 08790-160
Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: contato@clinicasalutecare.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat