Insônia: conheça as principais causas

agosto 12, 2021 0
ins_nia_causas_e_tratamento_clinica_salute_care_blog.jpg

Você vira de um lado para o outro, pela sua mente se passam mil assuntos diferentes, e de repente, quando você percebe, aquele sono que você sentiu o dia todo sumiu na hora de encostar a cabeça no travesseiro. Essa situação parece familiar para você? Se você respondeu “sim” a essa pergunta, você faz parte do grupo de 73 milhões de brasileiros que sofrem de insônia, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS).

Se você quer saber mais sobre o assunto e as possíveis causas e soluções para esse problema, acompanhe o texto!

O que é insônia?

A insônia é caracterizada como um distúrbio do sono que causa dificuldades para dormir ou para manter um ciclo regular de sono durante toda a noite. 

Vale ressaltar que a insônia não se caracteriza apenas pelo fato de não conseguir dormir, mas também como uma alteração que causa prejuízos à qualidade de sono, fazendo com que a pessoa durma mal ou não tenha um sono de qualidade.

Tipos de insônia

A insônia pode ser classificada em três tipos diferentes. São eles:

  • Intermitente: é esporádica e acontece de tempos em tempos;
  • Transiente: dura alguns dias e pode se repetir por mais de três semanas;
  • Crônica: quando ultrapassa o período de três semanas.

Quando causada por fatores ou doenças físicas, a condição é classificada como insônia secundária. Caso não haja a presença de doenças, trata-se de insônia primária.

Sintomas da insônia

As consequências da insônia costumam ser percebidas através de um mau humor ou cansaço extremo no dia seguinte, prejudicando assim, tarefas diárias e a rotina de quem tem essa condição. 

Além disso, noites mal dormidas também podem afetar a saúde do coração e agravar outras doenças como a hipertensão e a diabetes, por exemplo. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas para que um tratamento e cuidados sejam adotados a fim de resolver ou melhorar o problema.

Alguns dos principais sintomas são:

  • Dificuldade em iniciar e manter o sono;
  • Despertar antes do desejado;
  • Resistência em ir para a cama no horário planejado;
  • Não sentir que descansou o suficiente ao acordar;
  • Dificuldade de concentração e memória;
  • Irritabilidade ou agressividade;
  • Cansaço extremo no dia a dia.

5 principais causas da insônia

As causas da insônia podem variar de pessoa para pessoa. A medida que ela pode ser causada por algum fator físico e hormonal, ela também pode ser causada por fatores psicológicos e pelo acúmulo de tarefas do dia a dia.

Fatores simples como a alimentação, o ambiente em que se dorme, o uso de uma determinada medicação ou ingerir comidas pesadas também podem influenciar na qualidade do sono. 

Confira agora outras 5 principais causas do problema.

1. Ansiedade

As inúmeras tarefas do dia a dia e as pendências do trabalho podem fazer com que a pessoa fique cada vez mais ansiosa, fazendo assim com que a qualidade do sono seja afetada.

2. Estresse

Além da ansiedade, o estresse é um dos campeões das causas da insônia. De acordo com um estudo realizado pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), o Brasil está entre os países com maior índice de estresse do mundo, representando 70% da população.

Confira também – Estresse: 5 doenças que a condição pode causar

3. Aparelhos eletrônicos

Seja computadores, celulares ou tablets. Todos esses e demais aparelhos eletrônicos emitem uma luz que inibe a produção da melatonina, um hormônio responsável pela sonolência.

4. Dores

Enxaqueca, dores de cabeça e demais problemas físicos também podem influenciar negativamente no sono e causar mal-estar. Portanto, é importante realizar exames de rotina e ir ao médico para investigar outras possíveis causas físicas que estejam afetando o sono.

5. Cafeína ou álcool

Aquele cafézinho à noite também pode ser motivo para noites mal dormidas. Além disso, o álcool age no corpo como estimulante, podendo tornar o sono menos reparador.

Dicas para dormir melhor

Se você está sendo prejudicado pelas más noites de sono, é importante rever e adaptar alguns hábitos. Já se sabe que é importante tentar relaxar, cuidar da saúde mental e evitar bebidas estimulantes próximo ao horário de dormir. Confira mais algumas dicas para melhorar a sua noite de sono.

  • Crie uma rotina de horários fixos para deitar e levantar;
  • Evite os cochilos durante o dia;
  • Faça atividades relaxantes como tomar um banho morno ou escutar uma música calma;
  • Confira a temperatura e luminosidade do seu quarto. O ideal é que a temperatura do quarto esteja em 25ºC ou menos;
  • Consuma alimentos leves no jantar;
  • Durma apenas quando sentir sono. Não “lute” contra a insônia.

Tratamento

Além de adotar mudanças de hábitos de forma a solucionar ou amenizar o problema, em alguns casos pode ser necessário buscar ajuda médica.

Uma das opções de tratamento é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Durante a terapia, o profissional avalia o quadro do paciente. Se a insônia estiver em um grau mais avançado, pode ser indicado o uso de medicamentos.

Terapias de relaxamento como yoga, meditação, acupuntura e outros métodos de relaxamento corporal também podem auxiliar no problema.

Assim, é fundamental perceber como anda a qualidade do seu sono, afinal, como já citado anteriormente, dormir pouco ou mal pode trazer diversos prejuízos não apenas à sua rotina, mas também para a sua saúde física.

Conte com a Salute Care

Há mais de 10 anos, a Clínica Salute Care é composta por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada para realizar abordagens clínicas, diagnósticos e tratamentos de forma integral e humanizada, prezando o conforto e bem-estar dos pacientes.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e prontos para te oferecer um tratamento de psicoterapia qualificado.

Esperamos você, entre em contato pelos números: (11) 4762-1190 |  (11) 4312-0290 ou pelo WhatsApp: (11) 95328-0551 | (11) 97508-1855 e agende sua consulta! Se preferir, clique aqui e agende pelo nosso site.


Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há 10 anos no mercado, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, com o comprometimento de elevar sua qualidade de vida.

Trabalhe Conosco

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Cookies

Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais

Responsável Técnica: Ana Beatriz de Almeida Cezar CRP06/69978

AVISO: Este site tem caráter meramente informativo e não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.

Endereços e contatos

Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psiquiatria e Acupuntura
Rua Salvador Marins, 71
Vila Vitória CEP:08730-190
Mogi das Cruzes/SP

Fisioterapia e RPG
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro CEP: 08730-120 Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4762-1190 / (11)4312-0290

WhatsApp: (11) 95328-0551 / (11) 97508-1855

E-mail: [email protected]m.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela KOS - Marketing em Saúde

Open chat